Notícias

10 frases marcantes do Papa Francisco aos jovens

Jovem, inspire-se e seja a juventude do Papa!

Escrito por Beatriz Nery

03 AGO 2023 - 09H37 (Atualizada em 03 AGO 2023 - 16H07)

Reprodução/ Vatican Media

O Papa Francisco já fez vários discursos e mensagens dirigidas aos jovens.

Nesses dias em que os jovens do mundo todo celebra sua Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, Portugal, aqui deixamos algumas das mensagens que ele transmitiu ao longo de seu Pontificado.

“Não sejam escravos do celular”

Durante a sua visita a cidade italiana de Asti no domingo 20 de novembro de 2022, o Papa Francisco enviou uma mensagem aos jovens presentes que participaram da Jornada Mundial da Juventude nas igrejas particulares dizendo que:

“Hoje precisamos de jovens que sejam verdadeiramente transgressivos, inconformistas, que não sejam escravos de seus celulares, mas que mude o mundo como Maria, levando Jesus aos outros, cuidando dos outros, construindo comunidades fraternas com os outros, realizando sonhos de paz”.

“A Igreja precisa de vocês mais do que nunca”

“Queridos jovens, precisamos de vocês! Precisamos de sua criatividade, de seus sonhos e de sua coragem, de sua simpatia e de seus sorrisos, de sua alegria contagiante e também daquela pitada de loucura que vocês sabem trazer para cada situação e que ajuda a sair do torpor da rotina e dos esquemas repetitivos, em que às vezes classificamos a vida”, disse o Papa durante a sua viagem Apostólica ao Bahrein, país no Oriente Médio.

“A indiferença é mais perigosa que o câncer”

“Cuidado que a doença da indiferença nos jovens é mais perigosa que o câncer. Por favor, tenham cuidado! Aprendemos que a miséria humana não é um destino que atinge alguns infelizes, mas quase sempre o resultado de injustiças devem ser erradicadas”, disse Francisco a jovens da Ação Católica Italiana que recebeu no Vaticano em outubro passado.

“Asas e raízes”

Durante o encontro com um grupo de jovens do movimento católico Equipes de Nossa Senhora, Francisco disse que o futuro pertence aos jovens que tem duas qualidades: asas e raízes.

“Jovens com asas para voar, sonhar e criar e com raízes para receber dos mais idosos a sabedoria que eles dão. Então perguntem-se: ‘como estão as minhas asas?’”, disse o Papa Francisco em 6 de agosto em seu discurso promulgado na Sala Clementina do Palácio Apostólico.

“Fazei ouvir a vossa voz”

“Se não vos ouvirem, gritar e ainda mais forte”. Este foi o conselho que o Papa deu aos jovens que participaram da Conferência Juvenil da União Europeia em julho passado. Ele também disse que “os jovens têm todo o direito de dar a vossa opinião sobre o que diz respeito ao vosso futuro. Encorajo-vos a serem empreendedores criativos e críticos”.

Reprodução/ Vatican Media
Reprodução/ Vatican Media


“Buscar a originalidade”

Dirigindo-se a um grupo de jovens participantes de um acampamento de verão, o Papa Francisco deu o exemplo do Beato Carlos Acutis que costumava dizer que “Deus não quer fotocópias, apenas originais”.

“Que Jesus Vivo se torne em sua vida, todos os dias e para sempre e retomo o ditado de Carlos Acutis: por favor, não sejam fotocópias, cada uma original”, disse o Papa Francisco.

“Não tenham medo da vida, mas da morte da alma”

No encontro com milhares de jovens na Praça de São Pedro no dia 18 de Abril, o Papa disse “às vezes a vida põe-nos à prova, faz-nos ver as nossas fraquezas em primeira mão, faz-nos sentir nus, indefesos, sozinhos. Não tenhais vergonha de dizer ‘estou com medo’, a escuridão assusta a todos nós”, disse o Papa. “A escuridão nos põe em crise, principalmente quando levantamos as redes e elas estão vazias, então a gente não entende, a gente se pergunta o porquê, mas depois da noite vem o dia, sempre. Não tenhas medo da vida, por favor! Tem medo da morte, da morte da alma, da morte do futuro, do fechamento do coração. Tem medo disto, mas não da vida, a vida é bela, a vida deve ser vivida e doada ao próximo, a vida deve ser partilhada com os outros, não fechada em si mesma”, disse.

“Viver como ressuscitados”

Recebendo os participantes do 6º Congresso Missionário Juvenil na Itália, o Papa Francisco exortou os jovens a não viver como mortos, mas como ressuscitados.

“Todo cristão batizado na água e no Espírito Santo é chamado a viver imerso em uma Páscoa perene, e assim viver como ressuscitado. Não viver como morto, mas como ressuscitado. Este dom não é só para nós, mas para ser partilhado com todos”, disse o Papa aos jovens no dia 23 de abril.

“Evitar a cara do funeral”

Em audiência com jovens da Bélgica em outubro de 2022, o Papa Francisco disse que “a alegria deve estar sempre presente, porque vocês sabem, os cristãos com cara de funeral não funcionam, não são cristãos, se você é um cristão você terá alegria. É bom ver jovens da sua idade dispostos a se dedicar a projetos de evangelização e a viver a mensagem de Cristo em meio as atividades cotidianas”, disse o Papa Francisco.

“Vocês não são apenas o futuro da igreja, não só isso, mas acima de tudo o presente”. Para Francisco, a Igreja precisa destes jovens porque a própria Igreja também é jovem, precisa da sua generosidade da sua alegria, do seu desejo de construir um mundo diferente, imbuído dos valores da fraternidade, da paz e da reconciliação.

“Os jovens são tesouro único”

Durante o discurso que o Papa dirigiu aos jovens de Bahrein em 5 de novembro, pediu que não se esqueçam de que são um tesouro único e valioso.

“Portanto, não mantenhais a vida num cofre pensando que é melhor poupar-se e que o momento de agarrar ainda não chegou”, disse o Papa Francisco. “Se vivermos com a mentalidade do turista, não agarramos o momento presente e corremos o risco de deixar de lado partes inteiras de vida”.

Assim ele disse, “como é bom deixar um bom rastro no caminho cuidando da comunidade, dos companheiros de escola, dos colegas de trabalho, da criação. É bom que nos perguntemos: que marca estou deixando agora aqui onde moro, no lugar onde a providência me colocou?”, disse o Papa.

:: Confira qual será o passo a passo do Papa na JMJ!

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias diariamente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...