Por Danielle Santos Em Notícias

5 plantas que podem intoxicar seu pet

5 plantas que podem intoxicar seu pet

Um estudo da Universidade de Cruz Alta (RS) mostrou que a maioria dos casos de intoxicação de animais de estimação ocorre por falta de informação dos donos, que muitas vezes ignoram que têm uma planta venenosa em casa.

Se você verificar que seu cão ou gato ingeriu uma planta e está apresentando alterações de comportamento, leve-o depressa ao veterinário, de preferência levando a planta, para que ele saiba exatamente que tratamento ministrar.

Palmeira-sagu

Essa palmeira é uma planta ornamental muito comum em jardins e vasos. É extremamente tóxica (sobretudo as sementes). Principais sintomas: vômito, diarreia, falta de coordenação motora, convulsões, coma.

Azaleia

Muito comum nos jardins de casas e edifícios residenciais. Pode causar intoxicação grave em cães e gatos, dependendo do tamanho do animal e da quantidade ingerida. Principais sintomas: salivação intensa, vômito, diarreia, tremores, convulsões.

Comigo-ninguém-pode

A toxidade dessa planta de caules grossos e folhas salpicadas de branco é bastante conhecida. Principais sintomas: salivação excessiva, inflamação e inchaço na língua, vômito, diarreia, asfixia.

Bico-de-papagaio

Muito comum nos jardins e no interior das casas e apartamentos, como parte da decoração na época do Natal, suas flores vermelhas são muito atraentes para os animais, mas todas as suas partes são tóxicas. Principais sintomas: salivação, náuseas, vômito, diarreia.

Manacá (Brunfelsia uniflora)

O lindo manacá, com suas flores perfumadas que vão do roxo ao lilás e ao branco, é extremamente tóxica para os cães. Principais sintomas: salivação, engasgos, vômito, rigidez e tremores musculares, convulsões.

Existem ainda muitas outras plantas tóxicas para cães e gatos, entre as as quais lírio, alamanda, mamona, coroa-de-cristo, copo-de-leite, antúrio e jiboia. Portanto, antes de trazê-las para dentro de sua casa ou plantá-las em seu jardim, pesquise para não pôr em risco a saúde e até mesmo a vida do seu animal de estimação.

Fonte: Revista Seleções.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Danielle Santos, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.