Notícias

Analista político, Dr. Melillo Dinis avalia eleição de Lula

Escrito por Rádio Aparecida

31 OUT 2022 - 14H32 (Atualizada em 31 OUT 2022 - 15H53)

Rovena Rosa/Agência Brasil

Em uma votação acirrada, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito, ontem, com 50,9% dos votos válidos, o correspondente a 60.345.999 votos. O atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), obteve 58.206.354, o equivalente a 49,1% do total de votos válidos. A diferença entre o primeiro e o segundo colocado foi de 2.100.000 de votos. 

Essa é a menor diferença percentual a favor do ganhador desde que as eleições livres foram retomadas, em 1989. Desde o processo de redemocratização, Bolsonaro é o primeiro presidente a não conseguir a reeleição. No discurso da vitória, Lula agradeceu a confiança dos eleitores e falou sobre o retorno à vida política.

Torneiro mecânico, líder sindical e membro fundador do PT, Lula, de 77 anos, é o primeiro ex-presidente a conseguir se eleger para um terceiro mandato. Ele governou por dois mandatos, entre 2003 e 2010 – o terceiro começa em 1º de janeiro de 2023. Ao deixar o Planalto, tinha aprovação recorde e foi sucedido por Dilma Rousseff (PT), que esteve à frente do Executivo entre 2011 e 2016, quando sofreou impeachment.

Dr Melillo Dinis, analista político do Portal Inteligência Política, avalia os possíveis próximos passos do presidente eleito diante do desafio de unir a população, a demora de Jair Bolsonaro em reconhecer a vitória de Lula e o que esperar do momento de transição do governo.

Assista a partir de 6:30


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias diariamente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...