Em uma votação acirrada, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito, ontem, com 50,9% dos votos válidos, o correspondente a 60.345.999 votos. O atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), obteve 58.206.354, o equivalente a 49,1% do total de votos válidos. A diferença entre o primeiro e o segundo colocado foi de 2.100.000 de votos.
Essa é a menor diferença percentual a favor do ganhador desde que as eleições livres foram retomadas, em 1989. Desde o processo de redemocratização, Bolsonaro é o primeiro presidente a não conseguir a reeleição. No discurso da vitória, Lula agradeceu a confiança dos eleitores e falou sobre o retorno à vida política.
Torneiro mecânico, líder sindical e membro fundador do PT, Lula, de 77 anos, é o primeiro ex-presidente a conseguir se eleger para um terceiro mandato. Ele governou por dois mandatos, entre 2003 e 2010 – o terceiro começa em 1º de janeiro de 2023. Ao deixar o Planalto, tinha aprovação recorde e foi sucedido por Dilma Rousseff (PT), que esteve à frente do Executivo entre 2011 e 2016, quando sofreou impeachment.
Dr Melillo Dinis, analista político do Portal Inteligência Política, avalia os possíveis próximos passos do presidente eleito diante do desafio de unir a população, a demora de Jair Bolsonaro em reconhecer a vitória de Lula e o que esperar do momento de transição do governo.
Assista a partir de 6:30
O Brasil canta o Natal
O Natal está chegando e, quando essa época se aproxima, todo o Brasil se transforma e canta as mais belas músicas e canções deste tempo.
Dor no pescoço: quando é preciso investigar?
Algumas dores podem ser sinais importantes de que algo mais sério está acontecendo na coluna e até mesmo na medula.
Vida Saudável: Saúde da coluna para mais bem-estar no dia a dia
Descubra com o ortopedista, Dr. Carlos Eduardo Pires, como cuidar melhor da coluna, prevenir dores e ter mais saúde no dia a dia.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.