Notícias

Como surgiu a missa de Sétimo Dia?

Escrito por Rádio Aparecida

03 NOV 2022 - 15H47 (Atualizada em 04 NOV 2022 - 11H37)

Thiago Leon

A Igreja desde sempre reza pelos fiéis defuntos, pedindo a Deus que conceda o repouso eterno às suas almas. A dúvida da ouvinte Maria José, de São José do Barreiro (SP), tem a ver com isso:

    Como surgiu a missa de Sétimo Dia?

    O motivo desse costume, segundo Padre Carlinhos, é a fé católica no Purgatório: como sem a santidade ninguém pode ver a Deus, nem todas as pessoas que foram salvas, ao partirem desta vida, entram imediatamente no Céu.

    Em favor delas, nossas orações são extremamente úteis, especialmente a Santa Missa, através da qual se atualiza, em nossos altares, o próprio sacrifício de Cristo no Calvário. Daí a tradição das Missas pelos falecidos. Por meio da comunhão dos santos, podemos e devemos rezar por eles, é um ato de misericórdia de nossa parte. Rezamos por eles como sinal da nossa fé na ressurreição, pois essa é a nossa esperança.

    Ao celebrar os fiéis defuntos, no dia 2 de novembro, a Igreja nos convida a rezar pelas almas dos que sofrem porque ainda não podem desfrutar da glória de Deus, como fazem os santos, mas sempre podemos oferecer missas pelos falecidos. Rezamos pelas almas que estão no purgatório. Lá estão, pois ainda precisam crescer no amor de Deus, ser purificadas antes de entrar no céu.

    Qual o significado do número 7 em nossas liturgias?

    Leia MaisDia de Finados: celebrar a ressureição daqueles que adormeceram no CristoQual o sentido de ir ao cemitério no Dia de Finados?Dia de Finados: Padre Inácio Medeiros reflete e tira dúvidas sobre a dataNo direito litúrgico antigo havia o costume de se celebrar estas Missas no 3º e no 7º dia de falecimento das pessoas, além do 30º dia e do aniversário da morte. Dessas tradições, difundiu-se bem em nosso país a prática da chamada “Missa de Sétimo Dia”, razão pela qual é muito oportuno considerar o significado de todos esses números.

    Em primeiro lugar, o número 3 faz referência aos três dias em que Jesus permaneceu sepultado e ao fim dos quais ressuscitou dos mortos. Assim, ao rezarem a Santa Missa no terceiro dia do falecimento de seus entes queridos, os cristãos manifestavam a esperança de que, no fim dos tempos, também os corpos deles ressurgissem para a vida eterna.

    O número 7, por sua vez, guarda relação com o sétimo dia da Criação, quando o Senhor “descansou” de toda a obra que fizera. Trata-se de uma alusão ao “shabat” divino, mais do que apropriada enquanto rezamos pelo “descanso” eterno daqueles que partiram deste mundo.

    No Brasil, essa prática recebeu ainda mais força devido ao clima e à extensão de nosso país. Por causa de nosso clima tropical, precisamos sepultar nossos mortos o quanto antes e, dado não ser possível todos os amigos e familiares se reunirem imediatamente após o óbito, o prazo de 7 dias é relativamente suficiente para todos receberem a notícia e se reunirem pelo menos para a Santa Missa em favor de seus entes queridos.

    “Mantenhamos esta tradição, pois, atentando-nos principalmente a seu significado: não se trata de uma semana de falecimento simplesmente, mas do dia do descanso, símbolo da quietude eterna que todos esperamos viver, um dia, junto do Pai”, explica Padre Carlinhos.

    :: Tire mais dúvidas religiosas clicando aqui!

    Seja o primeiro a comentar

    Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

    0
    Receba novidades

    Cadastre seu e-mail e receba notícias diariamente

    Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
    Você deve receber nossas novidades em breve.

    Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
    Tente novamente por favor.

    Tentar novamente
    Facebook

    Boleto

    Carregando ...

    Reportar erro!

    Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

    Por Rádio Aparecida, em Notícias

    Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

    Carregando ...