Por Rádio Aparecida Em Notícias Atualizada em 17 OUT 2022 - 15H53

Conheça a produção de um podcast do Jornalismo da Rádio Aparecida




A Rádio Aparecida tem como diferencial em sua programação a produção de especiais de qualidade, através de sua equipe de produção e do jornalismo, que buscam informar, formar, evangelizar e entreter os ouvintes devotos da Mãe Aparecida.

Com certeza você já ouviu algum especial e se identificou com ele, mas e sobre o processo de criação e produção desse conteúdo, você tem curiosidade em saber?

Podcast: Promessas de Ano Novo



Comprar um carro ou uma casa. Mudar os hábitos ou ser uma pessoa melhor. Emagrecer ou simplesmente melhorar a alimentação são alguns dos desejos que vem à tona a cada final de ano.

Os sentimentos, muitas vezes, são de esperança e oportunidade de renovação pelo ano novo que chega. O problema é que nem sempre esses desejos são mantidos durante os 365 dias do ano.

O Notícias em 30, jornal da Rádio Aparecida, transmitiu uma série de reportagens especiais sobre as promessas de começo de ano. As reportagens são de Estéfani Braz e os trabalhos técnicos de Marcos de Prado.



Estefani Braz, jornalista da equipe da Rádio Aparecida, já preparou alguns especiais que foram ao ar na Rádio. O mais recente, “Promessas de Fim de Ano”, é o podcast sobre o qual nós vamos conversar com ela:

A12: Como se chega na decisão do tema para preparar um especial da equipe de jornalismo da Rádio?

Estefani Braz: Nós fazemos uma reunião de pauta diária para discutir quais assuntos devem virar uma reportagem. Nesta reunião, nosso editor-chefe, André Costa, avalia a necessidade de uma série de reportagens especiais. Normalmente, procuramos temas que precisam de uma abordagem ampla, datas especiais ou que possam agregar ao dia-a-dia do nosso ouvinte.

A12: Definido o tema, qual o próximo passo?

E.B: Depois de definido o tema, nós iniciamos a pesquisa sobre histórico, fontes, dados, tudo que possa contribuir para o nosso especial. Nós fazemos também uma divisão do que vamos abordar a cada dia e cronograma para cumprimento do prazo. Depois disso, temos que contatar as fontes, fazer as entrevistas, escrever e passar para o pessoal da parte técnica montar e fazer a sonoplastia.

:: Aprenda a ouvir os podcasts da Rádio Aparecida no Spotify

A12: Quais as dificuldades de se criar um conteúdo especial?

E.B: Acho que a maior dificuldade está na seleção das fontes e de personagens. Às vezes, a pessoa tem uma história super bacana, mas se recusa a gravar por vergonha ou qualquer outro motivo. Além disso, nós somos muito exigentes com tudo que produzimos. Sempre tentamos especialistas de grande renome na área, então, nem sempre a agenda bate e, com isso, precisamos buscar saídas.

A12: Você fez um especial para o início do ano, falando das promessas que as pessoas fazem quando um ano começa. Por que falar sobre isso?

E.B: Muita gente começa o ano com a esperança de mudança, mas poucas são as pessoas que buscam isso na prática. A gente mentaliza, só que nem sempre sabe como que se organizar pra conseguir alcançar o objetivo. O intuito desse especial foi mostrar que a vontade de mudar faz parte, mas é preciso mais. É preciso agir.

:: 6 podcasts para entender a realidade brasileira

A12: O que mais te chamou a atenção enquanto preparava esse conteúdo?

E.B: Sem dúvidas, nesses especiais, o que mais chamam a nossa atenção são as histórias que ouvimos. E neste não foi diferente. Uma das entrevistadas contou que faz uma listinha de objetivos todo final de ano. Passado os 12 meses, antes do próximo réveillon, ela revisa para ver o que foi cumprido e o que ficou para trás, aproveitando para juntar as novas metas que serão traçadas. Inclusive, uma das metas dela para o ano passado era ter um filho. O que ela não sabia era que, enquanto ela colocava aquele desejo no papel, o bebê já estava na barriga há poucos dias. Achei incrível essa história e me marcou bastante, até porque, ela é muito devota de Nossa Senhora Aparecida, assim como eu sou, e havia feito esse pedido a Ela também.

A12: Sobre esse especial, qual é o ensinamento que você quis trazer para os ouvintes?

E.B: Eu quis mostrar que tudo é possível quando a gente vai atrás. As mudanças acontecem naturalmente, mas muita coisa precisa da nossa força de vontade também. Nós procuramos conversar com especialistas da área de mercado de trabalho, da área da saúde, tudo para dar alguns direcionamentos aqueles que não sabem por onde começar. Que tem vontade, porém, não conseguem sair do lugar. Acho que o especial conseguiu mostrar que, se organizando, planejando, é possível chegar ao objetivo traçado.

Gostou desse post? Compartilhe com os amigos!
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias diariamente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...