Notícias

Consciência Negra: ouça vozes que retratam situação do negro no Brasil

Escrito por Rádio Aparecida

20 NOV 2020 - 14H32 (Atualizada em 23 NOV 2020 - 10H55)

676x500 nosso palco

Dia 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra, foi criado em 2003 como efeméride incluída no calendário escolar, até ser oficialmente instituído em âmbito nacional através da lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011.

A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. Foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, que foi um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.

O Dia Nacional da Consciência Negra é considerado importante no reconhecimento dos descendentes africanos e da construção da sociedade brasileira. Dentre outras coisas, suscita questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, assim como a promoção de fóruns, debates e outras atividades que valorizam a cultura africana.

No decorrer da história, vários cantores e compositores colocaram sua arte a serviço da reflexão sobre estes temas: Milton Nascimento, Dona Yvone Lara, Luiz Melodia e outros!

🔊 Gostou desse podcast? Compartilhe com os amigos e ouça mais conteúdos sobre a realidade do negro no Brasil!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.