Notícias

Devido à variante ômicron, Governo proíbe chegada ao Brasil de voos vindos de seis países africanos

A decisão atende a uma recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

Escrito por Rádio Aparecida

29 NOV 2021 - 14H01 (Atualizada em 29 NOV 2021 - 14H33)

Prostock-studio/ Shutterstock aeroporto covid, aferição de temperatura (Prostock-studio/ Shutterstock)

O Governo Federal publicou no último sábado, em uma edição extra do "Diário Oficial da União", uma portaria que proíbe, temporariamente, voos com destino ao Brasil que tenham origem ou passagem, nos últimos 14 dias, por seis países africanos:

1. África do Sul
2. Botsuana
3. Eswatini (antiga Suazilândia)
4. Lesoto
5. Namíbia
e
6. Zimbábue.

A proibição começou a valer à meia-noite de sábado (27). A decisão do governo foi anunciada na sexta-feira (26), em uma rede social, pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, e foi motivada pela descoberta de uma nova "variante de preocupação" do coronavírus, chamada de ômicron.

Além de Ciro Nogueira, assinam a portaria os ministros Anderson Torres (Justiça), Marcelo Queiroga (Saúde) e Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura). A portaria também suspende, temporariamente, a autorização de embarque para o Brasil de estrangeiros procedentes ou com passagem por esses seis países africanos nos últimos 14 dias.

A decisão atende a uma recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No sábado, o órgão recomendou a restrição de entrada de viajantes de mais quatro países africanos: Angola, Malawi, Moçambique e Zâmbia. A portaria do governo, no entanto, não trata desses países.

Leia MaisMinistério da Saúde reduz intervalo da dose de reforço da vacina contra a Covid-19A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou ontem (28) que um passageiro brasileiro com passagem pela África do Sul e que desembarcou em Guarulhos, na Grande São Paulo, testou positivo para a Covid-19, porém não há confirmação se o caso é da variante ômicron. O sequenciamento genético para a identificação da cepa do vírus está sendo feito pelo Instituto Adolfo Lutz, e a previsão é que a análise fique pronta em até cinco dias.

O paciente, que já está em isolamento, tem esquema vacinal completo. É um homem, de 29 anos, morador de Guarulhos, que veio da Etiópia. Ele agora está em casa e tem apenas sintomas leves da doença.

Em nota, o Ministério da Saúde ressaltou que "não foi identificado nenhum caso confirmado da variante B1.1.529 [a Ômicron] no Brasil" e informou que o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) do estado de São Paulo também realiza o rastreamento e monitoramento dos outros passageiros e tripulantes do voo, da companhia Ethiopian Airlines, que foi o único vindo do continente africano no sábado para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, e não havia previsão de novos voos para ontem.

O Brasil registrou ontem 78 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, com o total de óbitos chegando a 614.314 desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias ficou em 227. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -11% e aponta tendência de estabilidade.

:: Saiba mais no Notícias em 30 de hoje.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias diariamente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.