Por Andresa Custódio Em Notícias

Doze usos alternativos e surpreendentes da cebola

 

Cebola para limpar grelhas e panelas

Para remover as manchas escuras de grelhas e panelas, coloque um pedaço de cebola num garfo e esfregue-a sobre os utensílios que deseja limpar. Em seguida, retire os excessos com um pano úmido ou um pouco de detergente de pratos.

 

Eliminar manchas de suor na roupa

Coloque um pouco de cebola recém-cortada. Ela funciona de maneira semelhante à água oxigenada, penetrando nas fibras do tecido sem afetar a roupa. Aplique diretamente sobre a mancha, deixe atuar em água fria e enxágue no ciclo normal de lavagem.

 

Repelente de insetos

O cheiro forte é desagradável para as formigas, mosquitos e outros insetos. Encha um prato com cebola picada e coloque no caminho desses insetos. Você também pode colocar alguns pedaços em água quente, despejar o líquido num borrifador e aplicá-lo onde houver necessidade.

 

Tirar o cheiro de tinta

Basta cortar uma cebola fresca em vários pedaços e colocar nos locais em que o cheiro se concentra.

 

Limpar sapatos

Para retirar as manchas de barro e de grama das solas de sapatos corte uma rodela de cebola crua e esfregue na sola do calçado por alguns minutos. A seguir, retire o excesso com um pano úmido e aplique um pouco de sabão se achar necessário.

 

Remover a ferrugem dos metais

Esfregue energicamente uma cebola e dê um polimento com a ajuda de um pano limpo.

 

Aliviar as picadas

As propriedades anti-inflamatórias e refrescantes da cebola podem servir como remédio contra as irritações causadas pelas picadas dos insetos. Corte um pedaço e aplique sobre a área afetada.

 

Aliviar a garganta irritada

Ferva a casca da cebola com água. Se você não gostar do sabor, pode adicionar um pouco de mel e limão.

 

Tratar queimaduras superficiais

Para evitar infecções na pele queimada pelo sol, esfregue um pouco de cebola fresca sobre a área afetada. Seus compostos sulfurosos aceleram a regeneração da derme e diminuem o ardor e a vermelhidão.

 

Diminuir a acne

Graças a suas propriedades adstringentes e antibacterianas, ela diminui o excesso de oleosidade e elimina os cravos. Antes de aplicá-la como máscara é importante fazer um teste para evitar reações alérgicas ou sensibilidades.

 

Combater a queda de cabelo

As propriedades antimicrobianas evitam a caspa e promovem o crescimento de cabelo novo. Basta preparar uma infusão com as cascas da cebola e água fervente, e usar o líquido como enxágue antes do xampu.

Fonte: Só dicas top

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Andresa Custódio, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.