Por Rádio Aparecida Em Notícias Atualizada em 06 OUT 2020 - 13H40

Eleições 2020: 61% dos atuais prefeitos disputam a reeleição

Shutterstock
Shutterstock

Ouça a reportagem ou, se preferir, leia:

Nas eleições deste ano, com primeiro e segundo turnos nos dias 15 e 29 de novembro, respectivamente, dos 5.568 prefeitos que atualmente exercem o cargo, 3.383 (61%) vão disputar a reeleição.

Entretanto, o número poderia ser maior, já que em 2016, houve um índice recorde de renovação: 4.398 (79%) dos atuais prefeitos estão concluindo o primeiro mandato e poderiam concorrer, o que significa que 1.015 gestores, ou 23,07% dos que poderiam se reeleger, optaram por não entrar na disputa em 2020.

Para mais detalhes, conversamos com o consultor da área de estudos técnicos da Confederação Nacional de Municípios, Eduardo Stranz.

- Esse número é significativo? Qual seria o principal motivo para que um candidato não buscasse a reeleição?

- Um candidato que busca a reeleição, tem mais chances de sucesso do que os adversários?

- A pesquisa traz mais algum recorte que seria importante a gente destacar?


Governo quer fim do desconto de 20% no Imposto de Renda para o Renda Cidadã

Shutterstock
Shutterstock

Ouça a reportagem ou, se preferir, leia:

O governo de Jair Bolsonaro estuda acabar com o desconto de 20% concedido automaticamente para contribuintes que optam pela declaração simplificada do Imposto de Renda da pessoa física, para financiar o programa Renda Cidadã. A medida atinge mais de 17 milhões de pessoas.

Richard Domingos, diretor executivo da Confirp Contabilidade, acredita que, caso aprovada, essa medida afetará 57% dos contribuintes pessoas físicas, aproximadamente 17,4 milhões de pessoas, que deixarão de ter a possibilidade de deduzir de suas rendas tributadas um desconto simplificado de 20% limitado a R$ 16.754,34.

Domingos argumenta que essa medida também aumenta a complexidade na elaboração desse documento, pois o formulário simplificado acaba. Isso aumenta a chance de erros na declaração e de pessoas esquecerem valores a serem deduzidos. No entanto, uma alternativa vigente e que seria mantida trata da declaração no formato integral, direcionada aos contribuintes que obtiveram custos que devem ser deduzidos acima do índice de 20%.

Inicialmente, a ideia do ministro Paulo Guedes (Economia) era acabar com as deduções médicas e de educação. O argumento era que esses descontos representam elevados custos à União e vão diretamente para o bolso da classe média, sem benefício aos mais pobres. A conta desses dois descontos é de aproximadamente R$ 20 bilhões em um ano.

🔊 Gostou desse podcast? Compartilhe com os amigos e ouça mais conteúdos!
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...