Notícias

"Encontro DX" despede-se da programação da Rádio Aparecida

Foram 35 anos no ar valorizando o "ouvir rádio como hobby"

Escrito por Rádio Aparecida

25 FEV 2022 - 10H26 (Atualizada em 02 MAR 2022 - 10H58)

Com o intuito de homenagear o programa “Encontro DX”, a Rádio Aparecida (FM 104,3) colocou no ar uma edição especial, ao vivo, no sábado (26/2), às 19h. Na ocasião, será o último programa veiculado na emissora, depois de uma longa trajetória de 35 anos.

“Será uma despedida, não triste, porque tudo na vida tem o seu tempo, mas de agradecimentos à emissora e aos ouvintes, que nos prestigiaram durante 35 anos”, comenta o apresentador Cassiano Macedo, à frente da produção por mais de 30 anos.

Na pauta do especial estão previstas mensagens de parceiros do programa e ouvintes. Além da transmissão em FM, o “Encontro DX” será exibido através do canal da Rádio Aparecida no YouTube.


Ouça o depoimento de Cassiano, exclusivo para o A12:

Um pouco da trajetória do programa

O mais antigo programa no idioma português – até então – voltado para os radioescutas, dexistas e todos aqueles que gostam de ouvir emissoras de rádio à longa distância, o “Encontro DX” nasceu em 1986, quando o dexista Raimundo Bezerra entrou em contato com o Missionário Redentorista padre Ronoaldo Pelaquin, um dos diretores da Rádio Aparecida à época. “Na semana seguinte, Raimundo começou a apresentar o ‘Encontro DX’, junto com um jovem locutor que tinha chegado à emissora (...)”, descreve Cassiano.

No início da década de 1990, a apresentação do programa passou a ser de Cassiano, que segue até hoje. Segundo ele, o “Encontro DX” entrevistou pessoas ligadas ao rádio, reconhecidas no mundo do dexismo e comunicadores de emissoras internacionais de Ondas Curtas, entre elas, Irene Faith, da Rádio Havana de Cuba, Serguey Beldensky, da Voz da Rússia, Alfonso Montealegre e Jaime Báguena, da Rádio Nederland, e Yu Hui Juan da Rádio Internacional da China.

Do Brasil, também passaram pelo microfone do programa nomes importantes como Antônio Aguilar, um dos mais famosos nomes do rádio paulista nos anos 1950, e Barros de Alencar, uma lenda do rádio brasileiro, quando a Rádio Tupi de São Paulo era ouvida em todo o país pelas Ondas Curtas.

“Passados 31 anos do meu trabalho e 35 anos do programa, creio que é hora de um ócio mais dedicado a organizar meu arquivo radiofônico, que é muito grande, constituído de livros, fitas, entrevistas, folhetos, boletins de emissoras, entre outros materiais e o principal: ler mais”, afirma Cassiano, que também agradece aos Redentoristas: “(...) Agradeço a todos os diretores da emissora que permitiram que o programa ficasse tantos anos no ar e ser uma referência no mundo do dexismo no idioma português”.

O diretor da Rádio Aparecida, padre Inácio de Medeiros, por sua vez, comenta sobre o pioneirismo do programa na grade da emissora: “Fazemos história todos os dias, e com o ‘Encontro DX’ não foi diferente. É o encerramento de um ciclo que com certeza marcou a trajetória da emissora e, ao mesmo tempo, o universo do dexismo”.

Segundo o padre, Cassiano Macedo deve continuar colaborando com a emissora em um quadro específico sobre o assunto.


Encontro DX - edição ao vivo

Sábado (26/2), às 19h

Transmissão pela FM 104, 3 e YouTube da Rádio Aparecida 

:: Reassista a live de 35 anos do Encontro DX!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...