Por Rádio Aparecida Em Notícias Atualizada em 29 JUL 2019 - 13H42

Entenda a postura da Igreja perante as imigrações

shutterstock
shutterstock

Leia MaisBispos de Roraima e Sergipe comentam a imigração venezuelana no BrasilSérie “Desafios da Igreja” aborda imigração de venezuelanos ao BrasilO perigo das fake news e o olhar negativo para a imigração estrangeira do Brasil

As imigrações mundo afora se tornaram uma preocupação global Em 2017, 22 milhões de cidadãos de outros países viviam na União Europeia segundo dados da Statistics Explained.

Apenas no Brasil, cerca de 1,1 milhão de imigrantes e 7 mil refugiados já passaram pelo país desde então, e podem possuir visto de até dois anos, com possibilidade de ser renovado.

Como fica o papel da Igreja em situações como essas? Padre Rubens, missionário redentorista, foi convidado pela Rádio Aparecida a falar a respeito.

“A grande missão da Igreja dentro da dimensão da situação dos migrantes e imigrantes é uma reflexão profunda sobre a necessidade de ter um olhar misericordioso e acolhedor para com eles”, afirma.

Migrantes e Imigrantes


Migrantes
são aqueles que mudam de lugar dentro do seu próprio país, por diversas circunstâncias. Pode ser em situação de desemprego e de terras em que é impossível tirar seu sustento, por exemplo.

Já os imigrantes são pessoas que migram de um país para outro, por diversos motivos. Dentre eles, a questão dos refugiados, os perseguidos, o que são dizimados por guerras civis e ditaduras.

:: Padres e freiras são presos nos EUA por protestarem a favor dos imigrantes

A Igreja, os Migrantes e Imigrantes

Padre Rubens relembrou a Campanha da Fraternidade de 1980, chamada Fraternidade no mundo das migrações, exigência da Eucaristia” cujo lema era “Para onde vais?”. 

“A partir daí, a Igreja começou a se preocupar e se sentiu na obrigação de viver a dimensão profunda do acolhimento, da misericórdia e de ajudar essas pessoas a viverem de um jeito melhor na sua migração e imigração, para viver na dignidade”.

Dentro das pastorais da CNBB, existe a Pastoral do Migrante, que tem a preocupação de dar orientação psicológica, de direitos com advogados, orientação pastoral e de acolhimento.

🔊 Gostou desse podcast? Compartilhe com os amigos!

Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias diariamente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...