Notícias

Entenda o significado do Pelicano Eucarístico

Escrito por Rádio Aparecida

07 JUN 2023 - 13H30 (Atualizada em 07 JUN 2023 - 18H59)

Shutterstock

O quadro "Religião também se aprende" traz a pergunta da ouvinte Jussara Lima, da cidade de São José dos Pinhais/PR. E a sua pergunta é essa:

"Padre, gostaria de saber do senhor, qual é o significado do Pelicano e qual o seu sentido com a Eucaristia?"

Ouça o podcast ou continue a leitura abaixo: 


Os símbolos são representações, alegorias que tem por objetivo exprimir um conceito de maneira clara e fácil entendimento. Isto nos mostra que os seres humanos necessitam de símbolos para expressar e entender de maneira mais fácil, uma mensagem ou ideia. Eles existem para esclarecer e aproximar conceitos que se expostos de maneira essencialmente abstrata, poderiam resultar em grande dificuldade de serem entendidos adequadamente. O símbolo na liturgia, é a linguagem mais simples e direta que usamos para nos remetermos a Deus e para entender e refletir o Mistério, pois ele concretiza nosso ato de louvor e súplica.

Leia MaisPodcast "Reflexões sobre Corpus Christi" traz catequese sobre a EucaristiaDe que modo Jesus está presente na Eucaristia?Quem criou os Ministros Extraordinários da Eucaristia?Posso mastigar a hóstia quando recebo a Eucaristia?O Pelicano Eucarístico é um símbolo católico que apresenta relação direta com a refeição por excelência, a Eucaristia, uma vez que Cristo deu seu próprio sangue para alimentar o povo. Assim, o pelicano, ave grande que vive em regiões aquáticas, apresenta relações diretas com o sacrifício de Jesus afinal, segundo a Lenda do Pelicano Eucarístico, na falta de peixes para alimentar seus filhotes, o pelicano bica o próprio peito oferecendo sua carne e sangue para os filhos.

O pelicano é o símbolo do sacrifício e da doação. Assim, São Jerônimo, num comentário do Salmo 102, disse: “Sou como um pelicano do deserto, que fustiga o peito e alimenta com o próprio sangue os seus filhos”. Assim, torna-se um símbolo da Paixão de Cristo e da Eucaristia.

Do mesmo modo que o pelicano, Cristo se sacrificou, dando-nos alimento através do Seu amor autossacrificial. São Tomás de Aquino (1225-1274) faz referência ao símbolo do pelicano em seu hino “Adoro te devote”, além de também citar o animal em outros textos: “O pelicano bom a nos inundar com vosso sangue, sangue no qual uma só gota pode salvar o mundo inteiro”.

Espero poder ter ajudado e até a próxima!

:: Acompanhe outros podcasts sobre a liturgia da Igreja Católica em nossa página especial da Rádio Aparecida. 

O Santuário Nacional de Aparecida traz o pelicano em um de seus ostensórios usado em solenidades. Veja na imagem abaixo a ave na base do círculo do ostensório: 

CDM Santuário Nacional
CDM Santuário Nacional
Ostensório do Santuário Nacional de Aparecida traz pelicano em sua arte sacra


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...