Leia MaisVeja como está o cenário das eleições, com ou sem LulaEmpresários se arriscam na políticaEntenda as principais ideologias dos partidos políticosCientista política analisa a representatividade feminina nas eleiçõesUm levantamento feito pelo jornal Estado de São Paulo afirma que não haverá tanta renovação no Congresso Nacional. No senado, 54 dos candidatos eleitos em 2010, pelo menos 35 vão disputar a reeleição, número que representa um recorde histórico de políticos interessados em renovar o mandato nos últimos 24 anos.
Quando se fala em deputados federais, quase 90% dos atuais deputados vão tentar a reeleição, ou seja, a tendência é de que não haja renovação na política brasileira.
Historicamente, o Brasil tem uma taxa média de renovação do Congresso Nacional, em torno de 40 a 50% das cadeiras são renovadas a cada eleição, segundo dados de 2015 da Câmara dos Deputados. “O grande problema é que se trata de uma renovação pouco orgânica, aqueles que sucedem os que saem normalmente são parentes dos antigos deputados e senadores ou são referendados ou abençoados pelas cúpulas partidárias”, afirma o cientista político Marcelo Issa.
Ele afirma que, levando em conta o cenário político atual do Brasil, o ideal seria buscar uma renovação. “Entendo que essas regras que dificultam claramente a renovação devem ser, em alguma medida, atenuadas pela vontade de renovação que a população vem demonstrando. Passada a eleição, nós não nos desviaremos tanto assim dessa média histórica”.
Veja análise do cientista política sobre os dados apresentados:
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.