Notícias

Jornalismo da Rádio Aparecida: conheça figuras ilustres da comunicação

Escrito por Beatriz Nery

08 JAN 2021 - 11H19 (Atualizada em 08 JAN 2021 - 13H13)

Juan Ribeiro/Rede Aparecida de Comunicação minha-historia-jornalismo (Juan Ribeiro/Rede Aparecida de Comunicação)

Em 70 anos de história, um dos grandes pilares da Rádio Aparecida é informar o devoto da Mãe Aparecida. A premissa é levar o ouvinte para mais perto da casa da Mãe, e que este mesmo devoto não fique alienado, mas esteja informado com as principais notícias do Brasil e do mundo e de Aparecida (SP) e região em um canal de credibilidade, qualidade, imparcialidade e que combata as fake news.

O especial de 70 anos, “Minha História com a Rádio Aparecida”, valoriza os profissionais de jornalismo e a trajetória da informação nesse período.



População em primeiro lugar

Por meio da Rede Aparecida de Comunicação e a Rede Aparecida de Rádio, a equipe de jornalismo foi adquirindo valores diante da população, conforme auxiliava diante de prestação de serviço.

Jornalismo da Rádio Aparecida: conheça figuras ilustres da comunicaçãondré Costa, editor chefe do setor de jornalismo na Rádio Aparecida de Comunicação, que engloba a Rádio Aparecida e Rádio POP, faz parte da equipe desde 2000 contagiado justamente por esse serviço prestado na programação jornalística da rádio.

“Minha entrada na Rádio Aparecida aconteceu devido ao quadro Bolsa de Empregos, que a Bete Rabelo apresentava na época dentro do Jornal Regional, em que divulgava uma vaga de jornalismo na Fundação. Eu pensei “por que não eu?””, conta ele, que deixou o currículo nas mãos do então diretor da rádio, Pe. César Moreira. Hoje, essa função cabe a ele  apresentar durante a exibição do jornal diário.

:: Ouça os podcasts anteriores do especial "Minha História com a Rádio"

Jornalismo de esperança

Bete Rabelo, editora chefe do setor de jornalismo, esteve na equipe de 1984 a 2002 e presenciou o nascimento do jornal mais consagrado da Rede Aparecida de Comunicação, o Jornal Regional.

O Jornal Regional era transmitido nos anos 90 nas ondas médias (AM) e, diante de uma enchente que causou problemas técnicos, passou a ser transmitido via FM, na antiga Rádio Aparecida FM, a atual Rádio POP. “O rádio é um instrumento valioso para a comunicação das pessoas, em que há locais no Brasil em que a comunicação só acontece diante do rádio. Muitos têm esse sentimento de esperança perante a Rádio Aparecida, de que nós do jornalismo vamos auxiliar na solução dos problemas”.

Jornais da Rede Aparecida de Comunicação

Atualmente na programação da Rádio Aparecida, o jornalismo conta com três espaços diários, o Notícias 30: primeira e segunda edição e o Notícias em 15. Além disso, quatro inserções diárias na programação, chamado “Boletim Notícias da Redação”.

Na Rádio POP, Jornal Regional faz parte da programação e o boletim “Direto da Redação” durante o dia, com nove inserções diárias. É o único programa jornalístico com transmissão ao vivo pelo YouTube e Facebook.

E mais:

:: Conheça quem está por trás dos microfones da Rádio Aparecida

:: Sertanejo sempre terá espaço na programação da Rádio Aparecida


🔊 Gostou do especial? Compartilhe com todos que valorizam a boa informação!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.