Notícias

Locutores da RA falam como cuidam da voz

Escrito por Beatriz Nery

16 ABR 2020 - 14H53 (Atualizada em 16 ABR 2021 - 15H03)

Divulgação / Rede Aparecida

A voz é um dos mais poderosos modos de comunicação que possuímos, e a Rádio Aparecida traz em sua programação profissionais que fazem bom uso desse instrumento e levam diariamente a informação aos ouvintes da rádio da Mãe Aparecida.

Conheça quem os inspirou para estar hoje na profissão e como é o cuidado feito com a voz para entrarem no ar todos os dias:




“Não me recordo de uma voz específica ou de um locutor em quem eu tenha me inspirado ou que trago como referência. Minha admiração pelo Rádio e pela comunicação através da voz, me trazem a lembrança da minha avó paterna, com seu "radinho", ouvindo os mais variados tipos de programa, o que inclui a Rádio Aparecida.

Como também gosto de cantar, os cuidados com a voz partem do fato de ter estudado Técnica Vocal, ainda na minha adolescência.

Com isso, beber água constantemente, cuidados com o sono e repouso vocal, o uso de técnicas de aquecimento e desaquecimento, conhecer e dominar o que possuo de voz fazem parte do aprendizado que ainda está a caminho.

Ser voz para alguém, dar voz às emoções e sentimentos, narrar os fatos, transmitir vida e ser auxílio nós clamores e preces fazem parte deste dom que é comunicar através da voz”.

Odair Correa, locutor




“Minha paixão pelo rádio e pelos microfones começou muito cedo, em uma rádio de uma pequena cidade do interior de São Paulo. Na época os equipamentos não eram digitais e tudo era feito com muito amor. Hoje se evoluiu muito nas questões técnicas, com equipamentos de última geração, mas o amor... ah, o amor continua cada vez maior pela profissão.

Hoje encaro meu trabalho de locutor como uma missão. A alegria de receber o retorno dos irmãos que participam dos programas os quais apresento me faz prosseguir com muito mais alegria e amor.

Com a missão de levar a esperança, a espiritualidade e a fé a tantos corações, sempre tomo alguns cuidados com meu instrumento de trabalho (minha voz).

Tomo bastante água, não fumo, não bebo, quando ando de moto, procuro proteger a garganta, sempre realizo exercícios de aquecimento antes de iniciar cada trabalho e, é claro, no dia 3 de fevereiro recebo a bênção da garganta, pois esse dia comemoramos São Brás, protetor da garganta.

Assim agradeço você que me acompanha nessa alegria de viver a missão de evangelizar.”

Evandro Brum, locutor




"São escolhas simples que faço para cuidar da minha voz. Antes da locução evito alimentos derivados do leite e chocolates, iogurtes e outros. Insiro a maçã na alimentação também e procuro fazer exercícios com a boca e língua para melhorar a dicção. Outra dica importante é evitar pigarrear pois machuca as pregas vocais. A ajuda de uma boa profissional de fonoaudiologia também auxilia bastante no preparo".

Evandro Luiz, locutor 










"Meus cuidados incluem beber muita água, faço uso da casca de romã seca e própolis para a garganta. Acho importante também ir uma vez ao ano ao laringologista para checar se a saúde da garganta está em dia.

Outro cuidado é que não uso o ar condicionado no carro, por conta da concentração de impurezas que irrita a garganta".

Eduardo José, locutor



:: Conheça os outros locutores da Rádio Aparecida


Gostou desse post? Compartilhe com os amigos!
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias diariamente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...