A trajetória do cinema brasileiro tem início em julho de 1896, quando ocorre a primeira exibição cinematográfica no país, na cidade do Rio de Janeiro. No cenário mundial, o cinema nasce um pouco antes, em dezembro de 1895, em Paris.
Após a estreia do cinema no Brasil, em 1897, foi inaugurada a primeira sala de exibição aberta ao público, também no Rio de Janeiro, graças à iniciativa dos irmãos italianos Paschoal e Affonso Segreto, considerados os pioneiros do cinema nacional, especialmente por realizarem, as primeiras filmagens brasileiras, registrando imagens da Baía de Guanabara.
A história do cinema brasileiro passa por diversos marcos importantes, como os primeiros curtas e documentários, a influência do cinema hollywoodiano, o advento do cinema falado, o auge das chanchadas, o surgimento do Cinema Novo, a criação da Vera Cruz e Embrafilme, a crise do setor nos anos 80, seguida pela Retomada nos anos 90, e o período conhecido como Pós-Retomada, que marca o cinema nacional contemporâneo.
No início do século XXI, o cinema brasileiro consolidou sua presença no cenário internacional, entrando em uma nova fase conhecida como Pós-Retomada. Essa etapa é marcada por uma produção mais diversificada, com obras que conquistaram prêmios, reconhecimento da crítica e espaço em festivais de prestígio, além de indicações ao Oscar.
É hora de revisitar trilhas inesquecíveis, reviver os maiores sucessos de bilheteria, histórias que emocionaram gerações e conhecer curiosidades dos bastidores do nosso cinema.
:: Ouça o Almanaque todos os domingos, às 15h15 pela 104.3 FM, site e App Aparecida!
Projeto Social “Mãos na Massa" tem por missão transformar a vida dos jovens
Para falar mais sobre essa bela iniciativa, contamos com a presença de Anthony Roberto Campos, instrutor do projeto, e Any Renata, assistente social.
Qual o posicionamento da Igreja Católica sobre a doação de órgãos?
Doar órgãos é um ato legítimo para a Igreja na intenção de salvar vidas. Entenda melhor como é a visão da Igreja para o cristão.
Oração a São Bento, homem sedento de Deus
Rezemos a São Bento para que ele alcance de Deus as graças e as bênçãos de que tanto necessitamos.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.