Por Andresa Custódio Em Notícias

Os cortes de carne bovina ideais para suas receitas

 

Peito: Corte de segunda. Boa para caldos, cozidos e ensopados.

Pescoço: Corte de terceira. Boa para sopas e cozidos.

Cupim: Corte de segunda. Boa para churrascos. Pode ser o vilão de uma dieta, já que é um dos cortes mais gordurosos do boi.

Acém: Corte de segunda. Boa para bifes de panela, ensopados e assados. Junto com o patinho é considerado o melhor corte para carne moída.

Braço (ou paleta): Corte de segunda. Boa para cozidos, caldos, ensopados e molhos. Por ser bastante saboroso, é um corte escolhido também para rechear.

Músculo: Corte de segunda e de terceira. Boa para ensopados, cozidos, caldos e molhos.

Capa de filé: Corte de segunda. Boa para assados e refogados.

Aba de filé: Corte de segunda. Bom para hambúrgueres e croquetes.

Ponta de agulha: Corte de terceira. Boa para caldos, ensopados e refogados.

Filé de costela: Corte de segunda. Boa para fazer ensopados e refogados.

Contrafilé: Corte de primeira. Boa para grelhados, assados, churrascos e rosbifes. Busque sempre as peças com capa de gordura, que ficam mais macias e saborosas. 

Filé mignon: Corte de primeira. Boa para bifes, assados, grelhados, strogonoff e rosbifes.  

Picanha: Corte de primeira. Boa para o preparo de assados, cozidos e churrascos. As principais características da peça são o formato triangular, com uma camada de gordura, que é responsável pelo seu sabor, suculência e maciez. A gordura da picanha só pode ser retirada após ter sido assada, caso contrário as fibras de sua carne ficarão enrijecidas e sem gosto.  

Alcatra: Corte de primeira. Boa para assados, grelhados, bifes, refogados e picadinhos. É formada por um conjunto de 5 cortes diferentes de carnes. A picanha faz parte deste conjunto. Em seguida temos o miolo da alcatra. É justamente do miolo que se tira o Baby-Beef, uma tira de carne do tamanho de um pequeno bife muito macio. Tem ainda mais dois cortes: o Tender Steak e o Top Sirloin.  

Maminha: Corte de primeira. Boa para grelhados, assados, churrasco e bifes. A maminha tem um formato quase triangular e pesa aproximadamente cerca de dois quilos. É muito apreciada em rodízios.  

Fraldinha: Corte de segunda. Boa para assados, ensopados, churrasco, moídos e caldos.  

Patinho: Corte de primeira. Boa para assados, cozidos, bifes, moídos e molhos. É ideal para bife à milanesa e para carne de panela.  

Coxão duro: Corte de primeira. Boa para cozidos, assados, ensopados, moídos e caldos. É a favorita na preparação de papinhas infantis.  

Coxão mole: Corte de primeira. Boa para assados, refogados, ensopados e picadinhos. Dá bifes bem suculentos. Ótima também quando grelhada. Usada em refogados, sopas, bifes rolê, bifes à milanesa, bolos de carne, carne moída etc.  

Lagarto: Corte de primeira. Boa para o preparo de assados, rosbifes, cozidos e ensopados. É uma carne um pouco mais dura e precisa de mais tempo que as demais, no forno, para ficar macia. É uma das carnes favoritas para ser recheada e também a escolhida para, após cozida e bem resfriada, ser fatiada bem fina.  

Rabo: Não tem classificação de corte. Boa para cozidos, ensopados e refogados.

 

Fonte: Clube do lar

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Andresa Custódio, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.