Por Rádio Aparecida Em Notícias Atualizada em 30 JAN 2018 - 11H57

Quase metade dos brasileiros não controlam as próprias finanças

shutterstock
shutterstock

Planejar bem o orçamento é um conselho fundamental para não se atolar nas dívidas. Apesar de não ser novidade nem todos colocam isso em prática. Um estudo realizado em todas as capitais pelo Serviço de Proteção ao Crédito e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas revela que 45% dos brasileiros admitem não fazer um controle efetivo do próprio orçamento.

Entre os que fazem uma administração precária do orçamento 21% confiam na própria memória para gerir os recursos financeiros. Os que fazem controle, de fato, do orçamento somam 55% dos consumidores, sendo caderno de anotações, a planilha do Excel e aplicativos no celular as práticas mais adotadas.

O economista Paulo Vieira dá algumas dicas de como manter uma vida financeira saudável. “O primeiro passo é colocar na folha de papel o que eu ganho e do outro lado o que eu gasto. Pelo menos os gastos mais relevantes. Se não houver alguma organização financeira, a pessoa não consegue progredir e ter tranquilidade para pensar o seu futuro”, afirmou o economista.

Leia MaisFinanças: Como se organizar para pagar os estudos dos filhos?Já pagou IPVA 2018? Tire suas dúvidas sobre o imposto De modo geral, 51% dos consumidores avaliam ter um grau ótimo para gerenciar seu dinheiro e 48% consideram esse conhecimento ruim ou regular. Além disso, 3 em cada 10 brasileiros admitem insegurança para gerenciar o próprio dinheiro contra 46% que se consideram seguros. Outros 23% mostram indiferentes.

Vinicius Andrade da Rádio América de Belo Horizonte.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...