Notícias

Receita de gelatina de mosaico é clássico na casa brasileira!

Escrito por Beatriz Nery

23 JAN 2023 - 11H10 (Atualizada em 24 JAN 2023 - 16H27)

PalomaJS/Shutterstock

Hoje, chef Osley José traz uma sobremesa cuja base é gelatina. Ao que sabemos, com ou sem sabores, já eram conhecidas desde as épocas dos romanos, que a partir do cozimento de cartilagem de animais extraía-se o colágeno, essa substância gelatinosa que se solidifica e permite adição de outros sabores. Foi só em 1834, na França que o processo de gelatinização ganhou características de produção industrial. De lá pra cá, a gelatina foi utilizada primeiramente para a indústria farmacêutica e só depois migrou para a gastronomia.

No Brasil, a gelatina comercial e industrializada surge em meados do século passado logo após a Segunda Guerra Mundial, em pacotinhos ou caixinhas de gelatina com sabor, em 1946. Eram poucos sabores no início, mas hoje encontramos uma grande quantidade de sabores, múltiplas cores e certamente a gelatina é a famosa sobremesa fácil.

Aprenda a preparar com chef Olsey José:

Gelatina mosaico

Ingredientes

Creme base

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite

200ml de leite de coco

Leia MaisReceita de carne fria para o verão!Sorvete caseiro no verão cai bem!Use pepinos para criar conservas deliciosas!250ml de leite de vaca

6 colheres sopa de leite em pó

48g de gelatina sem sabor incolor

1 xícara chá de água fervente.

Demais ingredientes

5 caixinhas de gelatina com sabores variados (escolha cores e sabores contrastantes).

Modo de preparo

Separe as gelatinas com sabor, prepare de acordo com as instruções da embalagem e leve para refrigerar. Depois de endurecer, corte as gelatinas em pedaços regulares e acomode em forma untada com óleo de milho. Conserve refrigerado. Prepare o creme, despejando a água quente sobre a gelatina sem sabor e misture até dissolver. Coloque a gelatina dissolvida no liquidificador junto com os demais ingredientes do creme e bata até ficar bem cremoso. Retire a forma com os pedaços de gelatina e regue aos poucos com o creme e, com o auxílio de uma espátula. Observe que tudo fique bem coberto pelo creme. Retorne a forma a geladeira por 4h. Passados este tempo, retire da forma e sirva em seguida.

:: Prepare outras delícias do verão brasileiro aqui!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...