Notícias

“Sair do comodismo e ir aonde os fragilizados estão”, fala Padre Marcelo Delalibera

Presente no Congresso Missionário Nacional, o Padre falou sobre os desafios e a realidades do estado de São Paulo

Escrito por Rádio Aparecida

13 NOV 2023 - 16H00 (Atualizada em 13 NOV 2023 - 17H07)

Divulgação Pontifícia Obras Missionárias

No 4º dia do 5º Congresso Missionário Nacional, os congressistas refletem a partir da comunhão o tema da responsabilidade da igreja local para a missão universal.

O Coordenador do Conselho Regional Missionário do regional sul da CNBB, Padre Marcelo Delalibera falou em entrevista sobre os principais desafios para missão no estado de São Paulo e as realidades que precisam ser alcançadas. Leia MaisRede Aparecida de Rádio realiza cobertura do 5º Congresso Missionário Nacional

“A realidade que nós nesse momento precisamos contemplar, talvez não de uma forma para de fora para dentro, é a questão missionária, especialmente o número crescente de moradores em situação de rua. Nas nossas pequenas dioceses, nas nossas pequenas cidades já se encontram pessoas em situação de rua, sejam família, sejam crianças, sejam idosos e também pessoas na dependência e, que esse campo é um campo muito delicado para nós.

Nós precisamos voltar esse olhar também para isso, então quando você me pergunta quais os desafios da nossa missão enquanto estado de São Paulo, eu creio que é sair do nosso comodismo, do comodismo da nossa realidade, sair do comodismo das grandes cidades, do nosso conforto e ir ao local aonde os mais fragilizados estão.”


Youtube Rádio Aparecida
Youtube Rádio Aparecida


Dom Maurício Jardim, Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, também falou da grande expectativa diante deste Congresso em preparação também para o 6º Congresso Missionário Americano e do que esperar deste tempo. 

“Os Congressos Missionários tem essa força de nos animar missionariamente, de ver as comunidades aqui, os conselhos missionários, as obras pontifícias, os bispos, a vida consagrada, os cristãos leigos e leigos, porque a causa é a mesma, a causa por que estamos aqui é a missão, a missão que é de Deus. Nós cooperamos com essa única missão de Deus de diversas formas, então os congressos não são apenas eventos, mas geram processos também de construção desta caminhada missionária para todo o nosso país até a quarta-feira. O grande sujeito desse Congresso é a igreja local ou seja as dioceses e as arquidioceses. Estamos chamando a atenção para reflexão e dizendo a igreja local é a primeira responsável pela missão. A igreja local também tem que se abrir a universalidade, então eu espero que essas reflexões que nós estamos fazendo nos ajude ainda abrir mais horizontes para afirmar os nossos projetos." 

Youtube Rádio Aparecida
Youtube Rádio Aparecida



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias diariamente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...