Você já praticou ou tem vontade de praticar escalada? Já imaginou como deve ser difícil praticar esse esporte? Nosso entrevistado, Raphael Nishimura, é a prova de que, mesmo com inúmeras dificuldades, é possível.
Raphael nasceu em 1981, na cidade de São Paulo (SP), e possui distonia muscular, uma condição que provoca movimentos involuntários e contrações musculares.

Apesar de todos os desafios, Nishimura já chegou a ser vice-campeão mundial de paraescalada (França, 2012) e pratica o esporte desde 2007, nas modalidades indoor (ambiente fechado) e outdoor (ambiente aberto).
É um dos fundadores e atual presidente da Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABEE), e foi eleito para o Conselho Administrativo no Comitê Olímpico Brasileiro (2021- 2024).
Além disso, ele criou o projeto ParaClimbing Brasil, que busca promover a paraescalada no país e mostrar que a prática esportiva é possível para todos. Também escreve no blog Escalango.com e realiza palestras, nas quais compartilha sua história e suas vitórias na escalada esportiva (e na vida).
Entre outras questões, Raphael explicou ao Coragem de Ser, da Rádio Aparecida, quais as expectativas para as próximas Olimpíadas e Paraolimpíadas, já que será a estreia da modalidade de escalada.
Confira!
O Brasil canta o Natal
O Natal está chegando e, quando essa época se aproxima, todo o Brasil se transforma e canta as mais belas músicas e canções deste tempo.
Dor no pescoço: quando é preciso investigar?
Algumas dores podem ser sinais importantes de que algo mais sério está acontecendo na coluna e até mesmo na medula.
Vida Saudável: Saúde da coluna para mais bem-estar no dia a dia
Descubra com o ortopedista, Dr. Carlos Eduardo Pires, como cuidar melhor da coluna, prevenir dores e ter mais saúde no dia a dia.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.