Assembleia Geral CNBB

Criação do Regional Leste 3 da CNBB é aprovada

Escrito por Redação A12

15 ABR 2021 - 08H41 (Atualizada em 15 ABR 2021 - 09H28)

Shutterstock

O episcopado reunido na 58ª Assembleia Geral da CNBB ratificou, em 14 de abril, a criação do regional Leste 3, composto pelas Igrejas Particulares do Estado do Espírito Santo: a Arquidiocese de Vitória e as dioceses de Cachoeiro do Itapemirim, Colatina e São Mateus.

Leia Mais58ª AG CNBB: Pacto pela Vida e pelo Brasil e CF 2022 são temas de coletivaCampanha da Fraternidade 2022 é apresentada aos Bispos durante Assembleia GeralO Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Joel Portella Amado, apresentou o resultado da consulta prévia na qual 269 presentes no momento votaram e, destes, 251 bispos aprovaram a criação do 19º Regional da CNBB, 6 foram contrários e houve 12 abstenções.

Uma vez que o número atende a regra do Estatuto da CNBB que prevê, nesses casos, aprovação por maioria absoluta dos presentes, Dom Joel conduziu a ratificação, que aconteceu por unanimidade, pelo método de aclamação. 

A proposta para criação do regional Leste 3 teve início em 2019 e foi pauta da reunião do Conselho Pastoral do regional Leste 2 e submetida e aprovada pelo Conselho Permanente da CNBB em 2020.

A criação do regional Leste 3 tem por objetivos a colegialidade da ação comum, o estudo e aplicação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil; favorecer a construção de uma pastoral orgânica, a partir das características das Comunidades Eclesiais de Base, com os organismos de comunhão, marca evangelizadora da Igreja capixaba; coordenar as atividades em sintonia com a CNBB e a Santa Sé; e animar a dimensão social da evangelização a partir da realidade capixaba.

O projeto tem como próximos passos um momento de Ação de Graças em conjunto com o regional Leste 2 e a criação efetiva do regional Leste 3, anteriormente previstos para 2020 e que devem acontecer em junho e dezembro de 2021, respectivamente.

Fonte: *Com informações da CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Assembleia Geral CNBB

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...