Assembleia Geral CNBB

Dom Bruno fala sobre dignidade humana e a defesa da vida

Bispo responsável da Comissão Episcopal também falou do Simpósio Nacional das Famílias, que acontece em maio na Casa da Mãe Aparecida

Escrito por Alberto Andrade

15 ABR 2024 - 11H40 (Atualizada em 15 ABR 2024 - 12H14)

CNBB

Presente na 61ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil no Santuário Nacional de Aparecida, o bispo de Campo Mourão (PR), Dom Bruno Elizeu Versari, completa um ano como presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família, cargo que ocupará até 2027.

Esta comissão tem como objetivo promover e defender a vida em todas as suas etapas e dimensões e os valores da pessoa, do matrimônio e da família, também sendo responsável pela organização e estrutura da Pastoral Familiar no Brasil. Sua missão é a evangelização e a promoção integral da pessoa e da família, através de organismos, como a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), a Secretaria Executiva Nacional da Pastoral Familiar (SECREN) e o Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar (INAPAF).

Em entrevista ao Portal A12, o bispo falou da importância do documento “Dignitas Infinita”, do Dicastério para a Doutrina da Fé, que tem como foco o respeito pela dignidade da pessoa humana, elencando graves violações como toda espécie de homicídio, o genocídio, a guerra, o aborto, a eutanásia e o suicídio voluntário, entre outros tipos de violência.

“Na nossa comissão, nós falamos e defendemos a vida, até promovemos uma semana de Defesa da Vida junto das famílias. Então, a nossa comissão que tem o foco a família, nós queremos agradecer por este documento que vem subsidiar a nossa tarefa missionária junto às famílias para dizer que nós defendemos a vida em todas e qualquer circunstância, em qualquer etapa, desde a gestação da criança e também o período final da vida que é o cuidado, o zelo com aquele que está já se caminhando para o final, mas todo esse zelo, esse cuidado com a vida em todas as suas etapas”.

Mariana Joffre - A12
Mariana Joffre - A12


Dom Bruno também falou dos preparativos para a 14ª edição do Simpósio e Peregrinação Nacional das Famílias, que acontece nos dias 25 e 26 de maio no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, e que terá como tema “Família e Amizade”, em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2024. O lema foi tirado do Evangelho de São João “Já não vos chamo servos, mas amigos” (Jo 15,15).

“Eu até agradeço a oportunidade de poder dirigir-me às famílias do Brasil sobre este evento que acontecerá aqui mesmo, neste espaço, em Aparecida, como nós falamos, aqui na Casa da Mãe. Nós vamos nos encontrar para rezar pelas famílias e com as famílias.

Vamos meditar alguns temas relacionados a esta missão extraordinária de evangelizar em nossas casas. No encontro, nós vamos abordar como evangelizar através do recurso que a família pode ter, de como evangelizar os jovens em vista do Matrimônio, por exemplo. Como nós vamos encantar os jovens para esse sacramento tão bonito do Matrimônio, um caminho de santidade que o casal constrói juntos. Então, ali nós queremos dizer, nesse mundo de evangelização, como a família pode atuar a partir disso”.

Alessandro Cardoso/ A12
Alessandro Cardoso/ A12


Em maio de 2023, o momento de oração, fé e de discernimento sobre a família e as vocações reuniu mais de dois mil agentes da Pastoral Familiar, bispos, padres e integrantes de diversos movimentos eclesiais de todo o Brasil. Além das palestras, os religiosos, casais, jovens, entre outros presentes, deram suas experiências de evangelização e o papel da família em sua decisão.

A novidade para a edição deste ano será a oração do terço luminoso que será no Caminho do Rosário, local que conta com os mistérios no trajeto entre a Cidade do Romeiro e o Porto Itaguaçu, onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Informações sobre o evento, você confere neste material do portal A12.


Entenda a importância da Pastoral Familiar para a Igreja

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Assembleia Geral CNBB

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...