Dom Walmor Oliveira de Azevedo tem 68 anos e nasceu em 26 de abril de 1954, na cidade de Cocos, na Bahia. Atualmente, é o arcebispo de Belo Horizonte (MG) e atuou como presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) entre o ano de 2019 e abril de 2023.
O arcebispo foi escolhido pela maioria dos votos, dos 301 bispos votantes na 57ª Assembleia Geral da CNBB.
Episcopado
No dia 21 de janeiro de 1998, foi nomeado pelo Papa João Paulo II como Bispo Auxiliar de Salvador (BA). Sua ordenação ocorreu no dia 10 de maio de 1998, pela imposição das mãos do Cardeal Dom Frei Lucas Moreira Neves. Escolheu como lema episcopal o trecho bíblico “Para curar os corações feridos” (Is 61,1b)
Seis anos depois, em 2004, foi nomeado também pelo Papa João Paulo II como Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte e iniciou o seu ministério em 26 de março daquele mesmo ano.
Feitos da CNBB
No período que esteve como presidente da CNBB, a Conferência dos Bispos atuou como uma verdadeira Igreja em Saída, aquela que vai ao encontro dos que sofrem. Fez, assim, jus ao lema que dá sentido à sua vida episcopal.
“A CNBB, coerente com o que ensina Jesus Cristo, nosso Mestre e Senhor, sempre se manteve ao lado dos pobres, fiel aos valores do Evangelho, elevando, corajosa e profeticamente, a sua voz, para denunciar ameaças à sociedade e à democracia e descasos para com os mais pobres. Fiel a esse compromisso, a CNBB buscou sempre o caminho do entendimento e do diálogo, unindo-se a instituições sérias, de credibilidade, em um grande Pacto pela Vida e pelo Brasil”, disse no balanço de sua gestão.
Estas foram algumas ações realizadas nesse período (2019-2023):
- Durante a pandemia da Covid-19: Ação Solidária Emergencial “É Tempo de Cuidar”.
- Semana Nacional de Mobilização da 2ª etapa da Ação Solidária Emergencial “É Tempo de Cuidar”: ações solidárias nas dioceses, organismos e pastorais da Igreja no Brasil, celebrações, live e a realização, em diversos lugares do país de “drive thrus” que marcaram a coleta de alimentos.
- Campanha SOS Haiti: arrecadou R$ 359.277,25 para as vítimas do terremoto no país caribenho, com gestos concretos de solidariedade missionária.
- Apelo à ajuda humanitária pelos impactos causados pelas fortes chuvas na Bahia e em Minas Gerais, em dezembro de 2021 e janeiro de 2022.
- Ajuda humanitária e emergencial ao povo Yanomami
- Contribuição da Igreja no Brasil para o Caminho Sinodal
- Formação Integral da Igreja
1/3
Cargos ocupados
Formação
Fonte: Arquidiocese de Belo Horizonte (MG) e CNBB
Papa Francisco nos incentiva ao riso e ao bom humor!
Relembre momentos leves e inspiradores do Santo Padre, que valoriza o senso de humor
6 situações nunca antes vistas em um Jubileu
Diante de um mundo tecnológico e globalizado, o Ano Jubilar de 2025 ficará marcado pelas novidades
A Igreja como propagadora da verdade diante das notícias falsas
Matéria especial do Portal A12 mostra o combate da Igreja contra a desinformação no ambiente digital
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.