A Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é o principal espaço de comunhão, escuta e decisões pastorais da Igreja no Brasil. Segundo o artigo 27 do Estatuto Canônico da CNBB, a Assembleia é o órgão supremo da Conferência, sendo “a expressão e a realização maiores do afeto colegial, da comunhão e corresponsabilidade dos Pastores da Igreja no Brasil”.
Realizada ordinariamente uma vez por ano, e extraordinariamente quando necessário, a Assembleia reúne bispos de todo o país para discutir temas pastorais, sociais e eclesiais que impactam a vida da Igreja e da sociedade brasileira.
De acordo com o artigo 33 do Estatuto Canônico da CNBB, “todos os membros da CNBB são convocados para a Assembleia Geral”. Isso inclui bispos diocesanos, coadjutores, auxiliares e prelados que presidem comissões episcopais e organismos vinculados à CNBB. Também podem ser convidados bispos eméritos e bispos não-membros da CNBB, “de qualquer rito, em comunhão com a Santa Sé e tendo domicílio canônico no País” (artigo 106).
A Assembleia Geral tem como objetivo principal promover a comunhão entre os bispos, discutir questões pastorais, sociais e políticas que afetam a Igreja e a sociedade brasileira, além de traçar diretrizes para a ação evangelizadora da Igreja no país.
Os temas variam a cada ano, mas geralmente incluem questões pastorais, sociais, políticas e eclesiais relevantes para o momento atual. Para este ano de 2025, as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil e os frutos do Sínodo da Sinodalidade estarão no cerne das discussões.
A 62ª Assembleia Geral da CNBB está programada para acontecer de 30 de abril a 9 de maio de 2025, em Aparecida (SP), no Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida.
Para garantir o bom andamento do encontro, a CNBB realizou, ao longo do mês de abril, uma série de reuniões de alinhamento entre as equipes envolvidas, para apresentar a pauta do encontro, os principais temas e a programação, garantindo que a cobertura nas mídias seja feita com unidade e clareza.
Para acompanhar todas as notícias e atualizações sobre a 62ª Assembleia Geral da CNBB, acesse a página especial no Portal A12.
Fonte: CNBB
Você sabia que se arrepender também é considerado ser forte?
Livro “Da culpa ao arrependimento”, de René Dentz, investiga a coragem investida no ato de se arrepender e que age de forma transformadora na vida
Simpósio em Roma debate ética na Inteligência Artificial
Simpósio em Roma reúne líderes e especialistas para debater a ética na Inteligência Artificial e seus impactos na dignidade humana.
Comissão Petrocchi publica relatório sobre o diaconato feminino
Relatório da Comissão Petrocchi apresenta conclusões sobre o diaconato feminino e a atuação das mulheres na vida e na missão da Igreja.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.