Liturgia

Reflexão Semanal: viver a Lei de Deus em sua plenitude

Escrito por Giovana Marques

13 FEV 2026 - 10H52 (Atualizada em 13 FEV 2026 - 11H43)

majonit/Adobe Stock

No Evangelho do 6º domingo do Tempo Comum, a Palavra de Deus em Mt 5,20-37 exorta à prática da justiça e do amor. Jesus, em suas falas, exige de cada um a vivência dos mandamentos de forma verdadeira que vai além do mero cumprimento de “regras”.

"Se a vossa justiça não for maior que a dos escribas e fariseus, não entrareis no Reino dos Céus" (Mt 5, 17.20)

Segundo o Papa Bento XVI, durante seu pontificado, para chamar o povo a viver a Lei de Deus em sua plenitude, nosso Senhor utiliza-se de “antíteses entre os mandamentos antigos e o seu modo de os repropor”. Repare nas Suas palavras:

"Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: 'Não matarás!' Quem matar será condenado pelo tribunal. Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo.

Ouvistes o que foi dito: 'Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-Ia, já cometeu adultério com ela no seu coração.

Vós ouvistes também o que foi dito aos antigos: 'Não jurarás falso', mas 'cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor'. Eu, porém, vos digo: Não jureis de modo algum."

Segundo o pontífice, a novidade de Jesus consiste no fato de que Ele próprio “completa” os mandamentos com o amor de Deus, por meio da ação do Espírito Santo. Ou seja, qual o Seu principal objetivo? É o que o papa acrescenta:

“Cada preceito se torna verdadeiro, como exigência de amor, e todos convergem num único mandamento: ama a Deus com todo o coração, e ao teu próximo como a ti mesmo”.

Paz, justiça e a lei do Amor

Em sua Reflexão da Semana, o missionário redentorista, Pe. Thiago Costa, C.Ss.R., fala do ensinamento de Jesus sobre a prática da Lei por meio do respeito e do amor. De forma resumida, nos diz:

“Devemos seguir a Lei que promove a justiça, traz caridade e união entre os irmãos.”, afirmou.

Fique por dentro:

add_box 5 curiosidades sobre a Quarta-Feira de Cinzas

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Giovana Marques, em Liturgia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...