O arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Jaime Spengler, assinou o segundo acordo de cooperação técnica entre a Conferência Episcopal e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão ligado ao Ministério da Cultura.
A cerimônia contou com a presença do presidente do Iphan, Leandro Grass, e teve a participação dos bispos que compõem o Conselho Permanente da CNBB.
O novo documento assinado entre as partes prevê o tema dos desafios e soluções para recuperação e manutenção do Patrimônio Cultural da Igreja Católica no Brasil. Um dos pontos é a possível criação de um fundo nacional para a preservação de prédios históricos, igrejas e obras de arte.
::. LEIA MAIS: O que uma igreja precisa para fazer parte do Patrimônio Histórico?
Dom Jaime Spengler salientou que os bens culturais de posse da Igreja Católica pertencem ao povo brasileiro e sua história, os quais “trazem marcas da fé e da coragem dos nossos antepassados”. Ele disse também que o acordo "favorece a nossa cultura e a tradição do nosso povo”.
“Que possamos avançar nesse caminho de cooperação recíproco, e colaborar para que as futuras gerações possam contemplar o que os antepassados, com fé e coragem, construíram”, completou Spengler.
O presidente do Iphan, Leandro Grass, destacou o diálogo no processo de elaboração do acordo e agradeceu o apoio dos bispos, padres e leigos que contribuíram com o novo documento.
Leandro Gass, presidente do Iphan e dom Jaime Spengler, presidente da CNBB
Grass destacou em sua fala que 32% dos bens tombados pelo Iphan fazem parte do patrimônio cultural católico. O presidente do órgão comentou que um dos principais desafios do ponto de vista da manutenção e conservação desse patrimônio está na impossibilidade de comportar essas ações no orçamento público.
Uma alternativa prática, segundo Leandro, é a busca de parcerias, especialmente via Lei Rouanet, onde empresas podem apostar recursos, sendo dinheiro de tributos que deixam de ser recolhidos para serem aplicados na cultura.
Para Grass, ver a satisfação dos padres quando veem seus espaços sendo restaurados não têm preço. “Não são só grandes iniciativas públicas, mas a vida do povo, aumenta a autoestima, a alegria”, disse.
::. LEIA MAIS: Visite a Basílica Histórica de Aparecida
10 temas para preparar as crianças para a catequese em 2026
Listamos temas importantes que introduzem as crianças para a catequese. Saiba assuntos importantes da fé que podem ser ensinados ainda em casa pelos pais.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.