Por Redação A12 Em Brasil Atualizada em 29 AGO 2019 - 16H11

Conheça mais sobre o Dia Nacional da Conscientização sobre Esclerose Múltipla

Shutterstock
Shutterstock


O Dia
30 de agosto é o Dia Nacional da Conscientização sobre a Esclerose Múltipla. A Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (Abem) realiza um trabalho de oferecer acesso a informação e ajudar as pessoas com Esclerose Múltipla (EM) a ter acesso aos seus direitos.

A Esclerose Múltipla é uma das doenças mais comuns em adultos jovens que compromete o Sistema Nervoso Central (SNC), constituído por cérebro, cerebelo, tronco encefálico e medula espinhal. De causa ainda desconhecida, os sintomas variam de pessoa para pessoa, mas podem ser; alterações fonoaudiológicas, fadiga, transtornos cognitivos, transtornos emocionais, problemas de bexiga e intestinais, transtornos visuais, problemas de equilíbrio e coordenação, entre outros.

A ABEM informa que o pouco conhecimento da doença e de sua imensa variabilidade de apresentação e gravidade impactam na qualidade de vida e a não compreensão, ou melhor, o desconhecimento, pode levar as pessoas a interpretarem os pacientes de forma errônea e negativa.

Segundo o Atlas nos últimos anos, houve evolução para proporcionar melhor qualidade de vida e é evidente a perspectiva de um futuro positivo para os pacientes. Porém, a disponibilidade de profissionais qualificados e serviços de apoio e acesso ao tratamento não estão distribuídas uniformemente em todo o mundo.

No Brasil, a ABEM é a única associação de pacientes que possui um centro de tratamento especializado em Esclerose Múltipla, oferecendo tratamento de neuro-reabilitação, terapias de apoio e complementares.

O Brasil possui, aproximadamente, 35 mil pacientes de EM. São 18 casos a cada 100 mil habitantes. Trata-se de uma doença pouco conhecida entre a população.

Campanha

Na página da ABEM no Facebook, posts com conteúdos importantes são publicados para informar todas as pessoas sobre a doença e conscientizar que o diagnóstico precoce é importante para conter o avanço da doença e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

fita_laranja

Além disso, nesse Dia Nacional da Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, as pessoas e instituições podem contribuir divulgando informações, compartilhando os posts da ABEM ou ainda usando uma fita laranja símbolo da conscientização sobre a doença.

Para saber mais sobre a doença o site da ABEM tem todas as informações. abem.org.br

O programa Saúde e Fé, da TV Aparecida, esclareceu recentemente, várias questões a respeito da doença. Assista abaixo uma entrevista com o neurologista especializado em cognição e comportamento Dr. Roger Taussig Soares para falar sobre a esclerose múltipla, suas causas, sintomas e tratamentos


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.