Por Polyana Gonzaga Em Brasil Atualizada em 22 MAR 2019 - 11H18

Sete atitudes para evitar o desperdício de água

A falta de água, a estiagem e o desperdício são preocupações da atualidade. De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de 3,3 mil litros de água por mês (cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene). No entanto, banhos longos podem desperdiçar de 95 a 180 litros de água. Os dados são da Agência Nacional de Águas (ANA), agência reguladora dedicada a fazer cumprir os objetivos e diretrizes da Lei das Águas do Brasil.

shutterstock
shutterstock

Medidas de economia em atividades do dia a dia podem ajudar o meio ambiente e o bolso do consumir. Confira:

⏩ Banho rápido

Cinco minutos são suficientes para higienizar o corpo no banho. A dica é fechar o registro ao se ensaboar. A água do chuveiro também pode ser reutilizada para outra atividade da casa, colocando um balde embaixo para armazenar.

⏩ Descarga

Uma descarga chega a utilizar 20 litros de água em um único aperto! Então, aperte a descarga apenas o tempo necessário. Quando a válvula está defeituosa, pode chegar a gastar até 30 litros. Mantenha a válvula da descarga sempre regulada!

:: Garrafa de água da Mãe Aparecida é opção de presente para os devotos

⏩ Torneira fechada

Torneira aberta é igual a desperdício. Com a torneira aberta, você gasta de 12 a 20 litros de água por minuto. Se deixar pingando, são desperdiçados 46 litros por dia.

⏩ Lavar louça

Ao lavar louças, não deixe a torneira aberta o tempo todo. Primeiro passe a esponja e ensaboe e depois enxágue tudo de uma só vez. Com a torneira meio aberta em 15 minutos, são utilizados 117 litros de água. Com economia, o consumo pode chegar a 20 litros. Se for utilizar a máquina de lavar louça, só a ligue quando estiver cheia.

⏩ Lavar roupa

No tanque, com a torneira aberta por 15 minutos, o gasto de água pode chegar a 279 litros. O melhor é deixar acumular roupa, colocar a água no tanque para ensaboar e manter a torneira fechada. E que tal aproveitar a água do enxágue para lavar o quintal? A lavadora de roupas com capacidade de 5 quilos, gasta 135 litros. O ideal é usá-la somente com a capacidade total.

⏩ Lavar o carro

Lavar o carro com uma mangueira gasta até 560 litros de água em 30 minutos. Quando precisar lavar o carro, use um balde.

⏩ Mangueira ou vassoura e balde

Ao lavar a calçada, não utilize a mangueira. Em 15 minutos, são perdidos 279 litros de água. Utilize uma vassoura e depois jogue um balde d’água.

Fonte: Agência Nacional das Águas

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Polyana Gonzaga, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.