Ao longo dos últimos dez dias, você acompanhou aqui no a12.com/brasil a série de artigos "Cores da Nação: Desvendando a realidade racial brasileira", de autoria do missionário redentorista Pe. Vinícius Ponciano, C.Ss.R.
Neste dia em que celebramos a Consciência Negra, cuja data recorda a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, em 20 de novembro de 1695, o A12 entrevistou o sacerdote, que explicou, com muita propriedade, o que o motivou a escrever sobre o tema.
Confira!
"O que me levou a escrever esses artigos acerca da importância do negro na sociedade brasileira foi, primeiro, porque sou negro. E como negro, eu tenho que me preocupar com essas questões que nos dizem respeito, principalmente no Brasil, porque ainda - AINDA - nós temos sérios problemas raciais.
Então, é preciso realmente a gente se debruçar sobre essas questões para informar a população a respeito do valor, a respeito da importância e da necessidade das comunidades afrodescendentes".
1/10
Série de artigos contou com identidade visual produzida especialmente para ilustrar os textos
Pe. Vinícius deixou também uma mensagem especial às pessoas negras de todo o Brasil:
"Negros e negras brasileiros, este dia em que nós celebramos a memória de Zumbi dos Palmares, é um momento oportuno para voltarmos para dentro de nós mesmos e perceber em nós a força e a vontade de lutar sempre. Celebrar Zumbi de Palmares é celebrar a liberdade. É dizer que nós estamos aqui. Somos negros. Somos negras. E daí, que mal há nisso?"
:: Acesse a12.com/redacaoa12/brasil e confira todos os artigos da série Cores da Nação.
Você sabe quais são os Santos da Novena de Natal 2023?
O tema escolhido para a Novena de Natal deste ano é “Na presença dos Santos, contemplemos o Presépio”, por isso conheça os Santos que auxiliarão as reflexões.
Para se tornar padre, modelo italiano encerra carreira
Na biografia do Instagram, Edoardo exibe a mensagem que confirma a história: “Sou cristão e quero ser padre”.
Diante do presépio, papa recorda situação na Terra Santa
Vaticano inaugurou o presépio da Praça de São Pedro no último sábado (9), ao contemplar o presépio, papa reflete sobre a situação das famílias na Terra Santa.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.