Neste dia em que celebramos a Consciência Negra, cuja data recorda a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, em 20 de novembro de 1695, convidamos você a ler a série de artigos "Cores da Nação: Desvendando a realidade racial brasileira", de autoria do missionário redentorista Pe. Vinícius Ponciano, C.Ss.R.
Em 2023, o A12 entrevistou o sacerdote, que explicou, com muita propriedade, o que o motivou a escrever sobre o tema.
Confira!

"O que me levou a escrever esses artigos acerca da importância do negro na sociedade brasileira foi, primeiro, porque sou negro. E como negro, eu tenho que me preocupar com essas questões que nos dizem respeito, principalmente no Brasil, porque ainda - AINDA - nós temos sérios problemas raciais.
Então, é preciso realmente a gente se debruçar sobre essas questões para informar a população a respeito do valor, a respeito da importância e da necessidade das comunidades afrodescendentes".
1/10










Série de artigos contou com identidade visual produzida especialmente para ilustrar os textos
Pe. Vinícius deixou também uma mensagem especial às pessoas negras de todo o Brasil:
"Negros e negras brasileiros, este dia em que nós celebramos a memória de Zumbi dos Palmares, é um momento oportuno para voltarmos para dentro de nós mesmos e perceber em nós a força e a vontade de lutar sempre. Celebrar Zumbi de Palmares é celebrar a liberdade. É dizer que nós estamos aqui. Somos negros. Somos negras. E daí, que mal há nisso?"
👊🏾 Democracia Racial: Um conceito logicamente falacioso
👊🏾 A indefinição do 'status quo' do negro brasileiro
👊🏾 A respeito da realidade racial brasileira
👊🏾 Quais são as perspectivas futuras para os negros brasileiros?
👊🏾 Depois da abolição: O preconceito contra negros ainda continua forte no Brasil
👊🏾 O abolicionismo brasileiro não aboliu os negros coisa nenhuma
👊🏾 Sobre a realidade racial brasileira
👊🏾 Sobre a situação racial no Brasil
👊🏾 O racismo brasileiro contra os negros é imoral e estrutural
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Por que um Papa viaja?
Diante da 1ª viagem apostólica do Papa Leão XIV, entenda por que é importante que o Santo Padre faça viagens e encontros com líderes mundiais e fiéis de todo mundo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.