O denominativo “esquerda” e “direita” são termos que surgem durante a Assembleia Constituinte, em meio à Revolução Francesa (1789), onde aqueles que estavam a favor do rei ficaram à direita do presidente da assembleia e os que defendiam as causas da Revolução ficavam à esquerda. A partir daí, a política mundial foi influenciada por estes denominativos.
Hoje no Brasil, vemos a disputa que há entre a direita e a esquerda. Uma disputa entre aqueles que buscam seguir a política liberal (direita) e os outros que estão na defesa do direito dos burgueses e pobres da modernidade (esquerda).
O que vemos nos últimos anos é um retorno da esquerda no cenário político latino-americano. No Brasil, a corrida eleitoral está entre uma extrema direita e uma extrema esquerda.
Leia MaisBispos do Centro-Oeste dão 6 orientações para um "voto católico"Cristãos e seu papel na política de um paísCurso ajuda cristãos a identificarem seu papel no meio políticoComeçam a surgir discursos messiânicos de ambos os lados. Os discursos promovidos pela direita, a favor de uma política liberal, estiveram sempre ligados às elites econômicas do país, deixando que empresários realizassem seus projetos bilionários. Já o discurso da esquerda se encaixa na realidade daqueles que a estrutura social deixa na pobreza; um verdadeiro discurso “humanizado”.
Entretanto, devemos estar atentos para alguns fatos. O primeiro é o fato de que, a partir do momento em que a sociedade brasileira passa por um momento de crise, onde muitos passam fome e estão desempregados, o discurso messiânico que melhor favorecer e agradar a esperança do cidadão lhe convencerá em votar no determinado candidato.
A história é feita de fatos, e esquece-los é a condenação para que eles se repitam. Tanto os candidatos da esquerda quanto da direita tiveram suas oportunidades de realizar e cumprir suas promessas de campanha em seus governos anteriores. Agora, o que fica para a população é a memória dos períodos e a reflexão de como devemos agir neste momento.
Entre fome e roubo, tragédia e caos, o brasileiro deverá escolher seu próximo líder e estar atento às suas promessas de campanha, para que depois não esteja fadado ao fracasso. As nossas escolhas determinaram o futuro do país.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.