Por Redação A12 Em Brasil

Evento reunirá ex-presidentes e ex-primeiros ministros para debater o extremismo

O Clube de Madri, uma organização independente criada com o objetivo de tabalhar em favor da democracia, em parceria com Centro Internacional para o Estudo da Radicalização e da Violência Política, a Comissão Europeia, o Centro Internacional de Diálogo (KAICIID) e o Departamento de Estado dos Estados Unidos, entre outros, reunirá de 27 a 28 de outubro, 250 especialistas, incluindo 40 ex-presidentes e ex-primeiros ministros, todos membros da entidade, com o objetivo de lançar uma iniciativa global para encontrar soluções e ideias a fim de combater a radicalização, o extremismo e a violência. 

Encontro da entidade Clube de Madri

A iniciativa 'Madri+10: Prevenção e Luta contra o Extremismo Violento”, acontecerá no Palácio Municipal de Congressos de Madri. Durante o encontro, será assinado o 'Consenso Global', um documento com recomendações, princípios, valores e diretrizes que servirão como inspiração para os líderes políticos lutarem contra a radicalização e a violência extrema. 

A conferência será organizada a partir de quatro grupos de trabalho com temáticas cruciais na luta contra a radicalização e a violência extrema: mulher, educação, diálogo inter-religioso e intercultural e radicalização online. Também será criada uma plataforma digital para continuar as discussões durante os doze meses seguintes. Peritos, líderes e associações poderão participar dos debates e assinar o Consenso Global através da plataforma.

O encontro resgata o documento 'Madri Agenda', resultante da Cúpula Internacional sobre Democracia, Terrorismo e Segurança, organizada pela entidade em 2005, que incluía uma agenda democrática que afirmava que apenas a via militar não resolve as questões sobre terrorismo e violência. 

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi presidente da entidade entre os anos de 2003 a 2006. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.