Por Redação A12 Em Brasil

Jogos Mundiais dos Povos Indígenas acontecem em outubro no Tocantins

Foto de:reprodução

jogos_indigenas

Participarão desta primeira edição: 23 etnias
brasileiras e delegações de 22 países.

Entre os dias 23 de outubro e 1º de novembro deste ano, o Brasil sediará os primeiros Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI). Idealizado por índios brasileiros e com o apoio do Ministério do Esporte, dos governos estadual do Tocantins e municipal de Palmas e do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), os jogos pretendem aproximar a comunidade global da realidade indígena com demonstrações culturais e modalidades desportivas.

A primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas prevê a participação de 23 etnias brasileiras e delegações de 22 países – entre eles Argentina, Austrália, Brasil, Colômbia, Canadá, Chile, Congo, Equador, Estados Unidos, Etiópia, Filipinas, Guatemala, Guiana Francesa, México, Mongólia e Nova Zelândia – já estão confirmadas. No total, cerca de 2.300 indígenas devem participar do evento, em outubro.

Com o lema “O importante não é ganhar, e sim celebrar”, a primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas pretende aplicar a convivência já instituída na edição nacional entre os diferentes grupos étnicos, dando oportunidade para que os povos se conheçam, interajam e se socializem com seus costumes hábitos e culturas, por meio de atividades esportivas e culturais. 

Confira o vídeo com a entrevista de articulador dos Jogos, Marcos Terena, que ressalta a importância da promoção da paz e do respeito à diversidade nessa celebração indígena. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.