Por Valquíria Vieira Em Brasil

Mãe-avó: amor e responsabilidade em dose dupla


Mãe avó.png
Mãe avó.png

As avós costumam mimar os netos, e isso é um privilégio que só é permitido a elas. Mas, quando essa avó é também a mãe do neto (a), ou seja, responsável pela sua criação, educação e sustento, as coisas passam a ser diferentes.

A avó Aurea de Fátima Barboza Inácio, esteticista de Taubaté (SP), é responsável pela educação da neta Sophia, de 11 anos. A menina é filha de Ariane, a segunda dentre quatro filhos. Aurea diz que há uma grande diferente entre criar os filhos e criar a neta.

A mãe da Sophia também é presente na vida da menina, mas segundo Aurea umas das dificuldades é mostrar para a neta a diferença entre os papéis de mãe e avó: “Eu procuro fazer sempre com que a Sophia enxergue que a Ariane é a mãe e eu sou avó. Às vezes, mesmo eu estragando um pouco - fazendo coisas de avó - procuro ser sempre firme com ela na educação.”

Para a esteticista, outra diferença na educação da neta comparada com a dos filhos é que tudo é duplicado, porém de forma mais leve.

“Para mim, no caso da Sophia, não é só amor duas vezes, mas também responsabilidade duas vezes. Mesmo tendo a responsabilidade de educá-la, é diferente: com neto somos mais leves, com os filhos somos sempre mais firmes no tratamento”, explica.

Com outros três netos, Aurea conta que o amor não tem diferença.

“Mesmo as pessoas achando que eu tenho diferença entre a Sophia e os outros netos, eu afirmo que o amor não é diferente. Com a Sophia eu tenho que chamar a atenção de forma mais firme, já com os outros eu deixo para os pais”, conta.

A pedagoga Cristina Cançado, que mantém um blog de dicas e orientações sobre educação dos filhos, listou três pontos importantes na educação da criança criada por avó, confira:


♥  ♥  ♥   Mãe-avó: amor e responsabilidade em dose dupla
♥  Ter clareza do seu papel e educar levando em conta a necessidade dos limites e da sustentação deles.
 

♥  Quando há netos que não são criados pelas avós, é importante que fique claro para eles, a situação, para que não ocorra ciúme e desentendimento.


♥  No caso da avó que cria o neto, mas também tem a mãe presente na vida da criança  é preciso que tenha uma sintonia entre a educação que a mãe deseja para o filho com a educação que ele de fato está recebendo da avó. Nesses casos, o diálogo é a chave para o sucesso dessas relações.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Valquíria Vieira, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.