

As avós costumam mimar os netos, e isso é um privilégio que só é permitido a elas. Mas, quando essa avó é também a mãe do neto (a), ou seja, responsável pela sua criação, educação e sustento, as coisas passam a ser diferentes.
A avó Aurea de Fátima Barboza Inácio, esteticista de Taubaté (SP), é responsável pela educação da neta Sophia, de 11 anos. A menina é filha de Ariane, a segunda dentre quatro filhos. Aurea diz que há uma grande diferente entre criar os filhos e criar a neta.
A mãe da Sophia também é presente na vida da menina, mas segundo Aurea umas das dificuldades é mostrar para a neta a diferença entre os papéis de mãe e avó: “Eu procuro fazer sempre com que a Sophia enxergue que a Ariane é a mãe e eu sou avó. Às vezes, mesmo eu estragando um pouco - fazendo coisas de avó - procuro ser sempre firme com ela na educação.”
Para a esteticista, outra diferença na educação da neta comparada com a dos filhos é que tudo é duplicado, porém de forma mais leve.
“Para mim, no caso da Sophia, não é só amor duas vezes, mas também responsabilidade duas vezes. Mesmo tendo a responsabilidade de educá-la, é diferente: com neto somos mais leves, com os filhos somos sempre mais firmes no tratamento”, explica.
Com outros três netos, Aurea conta que o amor não tem diferença.
“Mesmo as pessoas achando que eu tenho diferença entre a Sophia e os outros netos, eu afirmo que o amor não é diferente. Com a Sophia eu tenho que chamar a atenção de forma mais firme, já com os outros eu deixo para os pais”, conta.
A pedagoga Cristina Cançado, que mantém um blog de dicas e orientações sobre educação dos filhos, listou três pontos importantes na educação da criança criada por avó, confira:
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.