Para celebrar os 400 anos da inspiração de Luísa de Marillac ao fundar a Companhia das Filhas da Caridade, a província do Recife (PE) criou o projeto "Micro da Caridade".
A ação social serve refeições diárias aos moradores de rua e realiza rondas na capital pernambucana para oferecer também serviços básicos de higiene, como banho, roupas limpas e cuidados básicos de saúde, que eram luxos inacessíveis para estes irmãos e irmãs.
Leia MaisFrei Galvão: Homem de Caridade e de Paz São Vicente de Paulo: Celebre a caridade do Santo conhecendo sua vidaDessa forma, a partir de um financiamento internacional, um micro-ônibus foi adaptado e está equipado com chuveiros, enfermaria e barbearia.
Por meio da iniciativa, aproximadamente 60 moradores de rua são acolhidos e têm a oportunidade de tomar banho, ganham roupas limpas, cuidados pessoais, curativos e uma refeição, baseados nos princípios cristãos de assistência humanizada.
O projeto tem a participação de voluntários de diferentes áreas, como motoristas, cabeleireiros, enfermeiros, médicos e equipe de apoio. Eles doam tempo e habilidades uma vez por semana, oferecem encaminhamentos para casas de apoio, como a Fazenda da Esperança e auxiliam na reorganização de documentos pessoais.
Missão em anunciar a Boa Nova
Presentes no Nordeste, as Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo da Província do Recife desejaram ir além dos seus trabalhos cotidianos para atender as necessidades dos irmãos em situação de rua. Há outras iniciativas semelhantes, coordenadas por grupos da Igreja e organizações não governamentais, todas com o objetivo de resgatar a dignidade das pessoas menosprezadas e ignoradas pela sociedade.
"Como Filhas da Caridade, somos chamadas a ajudar os irmãos em situação de rua, incluindo crianças, jovens, adultos e idosos que enfrentam outras formas de pobreza, como solidão, abandono e invisibilidade. Devemos buscar e encontrar aqueles que são esquecidos, oferecendo ajuda prática e sendo fiéis aos nossos Fundadores que responderam ao chamado de servir Cristo nos Pobres", disse Alessandra Oliveira, uma das Filhas da Caridade, ao site Vatican News.
Caridade à luz de Pentecostes
A Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, hoje atuante em 97 países, celebrou, em 2023, 400 anos da inspiração primeira que a sua fundadora, Santa Luísa de Marillac recebeu a respeito da fundação da Comunidade. No dia 4 de junho de 1623, dia de Pentecostes, Luísa foi à Igreja de Saint Nicolas des Champs, em Paris, para participar da missa. Ela estava preocupada com seu futuro como esposa e mãe, e tinha dúvidas de fé. Nesse dia, recebeu uma inspiração sobre a fundação da Comunidade conhecida como “LUZ”.
Luísa foi esclarecida sobre a necessidade de ficar com seu marido, mas também fazer votos de pobreza, castidade e obediência em uma pequena comunidade dedicada ao serviço ao próximo. No entanto, ela não compreendia como isso seria feito devido às idas e vindas envolvidas.
Santa Luísa compreendeu que poderia viver em comunidade a serviço do próximo, aceitando Vicente de Paulo como seu diretor espiritual. Após dez anos, fundaram juntos a Companhia em 1633. As Irmãs se passaram a se dedicar aos pobres, doentes e crianças abandonadas, expandindo-se por Paris e outras regiões.
Padre Diego mostra que devemos praticar sempre a caridade
Fonte: Vatican News
Papa: esporte é caminho de paz em tempos de guerra
Neste domingo, o Papa Leão XIV nos convida à uma reflexão pela paz tendo o esporte como um meio de construí-la.
Os Papas dos séculos XX e XXI
Pe. José Inácio de Medeiros, C.Ss.R, traz um perfil de cada um dos Papas que lideram a Igreja Católica nos séculos XX e XXI.
Reflexão semanal: o Espírito Santo conduz à plena verdade
Na Solenidade da Santíssima Trindade refletimos sobre a condução do Espírito Santo à verdade plena no Evangelho de João.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.