Brasil

Mutirão do bem: padres, bispo e leigos limpam igreja de Eldorado do Sul (RS)

Força-tarefa pela recuperação da igreja de Nossa Senhora Medianeira mostra a unidade da população

Escrito por Redação A12

28 MAI 2024 - 08H21 (Atualizada em 28 MAI 2024 - 10H25)

CNBB

A solidariedade floresce em meio aos dias cinzas no Rio Grande do Sul. E um mutirão do bem se uniu a padres, bispo e leigos para realizar a limpeza da Casa Paroquial e a Igreja Nossa Senhora Medianeira, na cidade de Eldorado do Sul.

Em torno de 15 padres auxiliaram na força-tarefa, calçando botas e munidos de material de limpeza, contando com o auxílio de Dom Odair Miguel Gonsalves dos Santos, bispo referencial do Vicariato de Guaíba e Bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre.

A iniciativa expressa uma verdadeira fraternidade sacerdotal neste tempo de verdadeira crise no território rio-grandense. A cidade foi severamente atingida pelas cheias que assolaram o estado gaúcho.

“Iniciativa para vivência a comunhão eclesial nas dificuldades e desafios. Porque como diz a Constituição Gaudium et Spes, as alegrias, dores e esperanças da humanidade são as alegrias e dores da Igreja. Dom Odair Miguel parabenizou a todos pelo mutirão. “Que bom que todos se reúnem para fazer uma primeira limpeza geral na paróquia Nossa Senhora Medianeira. A atitude do Vicariato foi de unidade e solidariedade” Pe. Adilson Correia da Fonseca

CNBB
CNBB

O bispo vizinho, da Diocese de Criciúma–SC, que trabalhou e morou no Vicariato de Guaíba, Dom Jacinto Flach, gaúcho natural da cidade de Bom Princípio — uma das cidades muito atingidas pela catástrofe — enviou uma mensagem de ânimo ao clero gaúcho:

“Olhando essa realidade e olhando também e ouvindo os relatos nessas últimas semanas, é realmente uma coisa que a gente não consegue entender. Também eu queria visitar meus familiares já por três vezes e nunca deu para ir, por causa das estradas, pois não se consegue chegar. Olhando ali para vocês de Eldorado do Sul, que tormento e sofrimento! Mas também nos ensina que a gente vai também aprender com tudo isso a confiar mais em Deus e a solidariedade humana, com certeza, vai crescer com tudo isso. Esperamos que vocês ali na luta limpando, especialmente a casa de Deus, onde as pessoas encontram um pouco de força para esses momentos de sofrimento. Contem com nossas orações. Daqui já mandamos muitos e muitos donativos, caminhões e caminhões para aquela região de toda grande Porto Alegre, as regiões mais atingidas. Eu agradeço de coração ao meu povo catarinense e também a vocês que estão aí na luta, esperando que um coração solitário se manifeste. Deus abençoe vocês aí, muita coragem e força! E não esqueçam a oração e a nossa grande força nessas horas” Dom Jacinto Flach A Paróquia Nossa Senhora Medianeira, de Eldorado do Sul, é uma das paróquias mais atingidas e que se localiza próxima à Grande Porto Alegre, ao largo da cidade e do Rio Guaíba.

.::Solidariedade em ação: Rede Aparecida apoia vítimas das enchentes no Rio Grande Do Sul

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...