Brasil

O poder legislativo municipal: conheça as funções de um vereador

Padre Inácio Medeiros C.Ss.R.

Escrito por Pe. José Inácio de Medeiros, C.Ss.R.

05 SET 2024 - 16H30 (Atualizada em 05 SET 2024 - 16H51)

Tsuguliev / Shutterstock

Em outubro deste ano, o Brasil irá às urnas mais uma vez e nos 5.568 municípios os cidadãos deverão eleger, além dos prefeitos, os novos vereadores, parlamentares que comporão o Poder Legislativo municipal. Essa categoria política tem uma atuação mais próxima da população ouvindo suas demandas e tratando dos temas da realidade local.

Para os aficionados da política esse cargo é também usado como porta de entrada para uma carreira política mais larga, porque de todos os mandatos eletivos é o que exige a menor idade para ocupá-lo. Um brasileiro que tenha completado 18 anos e que atenda aos requisitos previstos em lei pode tentar uma vaga nas Câmaras Municipais.

Forma de escolha dos vereadores no sistema político brasileiro

Na composição de uma Câmara Municipal o número de vereadores varia de acordo com a população de cada município, seguindo as regras previstas na Constituição Federal. Cidades que tenham até 15 mil habitantes elege uma Câmara de 09 vereadores. A partir deste mínimo a Lei Orgânica de cada município estabelece a composição de suas Câmaras. A maior câmara de vereadores do Brasil está na capital paulista, com 55 componentes, número máximo estabelecido pela constituição.Leia MaisA origem do voto e a conquista da democraciaImportância do voto consciente nas Eleições

Nas últimas eleições realizadas em 2020, estiveram em disputa 58.192 vagas para vereadores e nestas próximas eleições passa de 450 mil o número de candidatos que pleiteiam uma vaga no legislativo municipal.

A eleição dos vereadores acontece pelo sistema proporcional que também é adotado para a eleição na Câmara dos Deputados e Assembleias Legislativas. A definição dos eleitos leva em consideração o desempenho do partido ou federação, podendo acontecer que os mais votados possam não ser os eleitos.

Como o eleitor vota no partido ou no candidato a justiça eleitoral realiza um cálculo dos espaços de cada partido nas casas legislativas considerando o número de cadeiras a que terá direito. Definindo o tamanho de cada bancada, os seus candidatos mais votados são aqueles que ocuparão as vagas disponíveis.

Um candidato que já exerce mandato como vereador não precisa deixar o cargo para disputar a nova vaga, podendo também ser eleito para vários mandatos consecutivos.

Funções dos vereadores

É importante que os eleitores estejam cientes das funções que um vereador exerce no município para não apenas votar em seu candidato, mas depois acompanhar o trabalho que ele realiza em nome da população que o elegeu.

A primeira tarefa de um vereador é a de legislar sobre matérias de competência dos municípios. Sua segunda tarefa é a de fiscalizar a atuação do Poder Executivo local (Prefeito), garantindo o cumprimento das leis e a gestão eficiente dos recursos públicos.

Os vereadores devem aprovar a lei que fixa o orçamento municipal enviado pelo prefeito a cada ano, detalhando os recursos do município e sua aplicação nas obras e nos programas de governo.

São os vereadores que fixam por lei os tributos de competência municipal, podendo criar e organizar distritos, atuar em conjunto com a União e estados em áreas como a da saúde e em programas de educação infantil e de ensino fundamental.

Como a União e os estados não podem criar leis que versem sobre temas de competência do município, pode parecer que não, mas a atuação de um vereador é de suma importância na verificação de como está sendo feita a aplicação de recursos públicos e no monitoramento das políticas públicas que devem ser implementadas pelas prefeituras, ouvindo as demandas da população.

Sempre no final de um ano fiscal a Câmara Municipal julga as contas do prefeito, aprovando ou não o relatório apresentado. Em casos mais graves de não cumprimento do orçamento ou de outras atitudes contrárias ao mandato os vereadores podem, inclusive, abrir um processo de impeachment contra o prefeito em exercício no final do qual podem cassar o seu mandato.

Limitações de poder

É importante que os cidadãos de um município conheçam bem a vida pregressa e as competências de um candidato a vereador, pois uma vez eleito, ele não pode ir além daquilo que prevê a constituição, legislando sobre assuntos da competência do estado e da União.

As atitudes de um vereador precisam ser coerentes com as necessidades da população que o elegeu, fazendo dele um servidor do município, sabendo que ele não tem o foro privilegiado que é a prerrogativa de ser julgados em instâncias específicas, por conta do cargo que ocupa.

O melhor instrumento de controle que o cidadão tem e o voto que precisa ser bem utilizado pelo seu próprio bem e da população de todo o município.

Escrito por
Padre Inácio Medeiros C.Ss.R.
Pe. José Inácio de Medeiros, C.Ss.R.

Missionário redentorista graduado em História da Igreja pela Universidade Gregoriana de Roma, já trabalha nessa área há muitos anos, tendo lecionado em diversos institutos. Atuou na área de comunicação, sendo responsável pela comunicação institucional e missionária da antiga Província Redentorista de São Paulo, tendo sido também diretor da Rádio Aparecida.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...