A cada ano os brasileiros estão mais obesos. Com as preocupações do dia-a-dia a alimentação saudável acaba ficando de lado.
A Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009, realizada em parceria entre o IBGE e o Ministério da Saúde, analisando dados de 188 mil pessoas brasileiras em todas as idades, mostrou que a obesidade e o excesso de peso têm aumentado rapidamente nos últimos anos, em todas as faixas etárias. Neste levantamento, 50% dos homens e 48% das mulheres se encontram com excesso de peso, sendo que 12,5% dos homens e 16,9% das mulheres apresentam obesidade.
Como se prevenir?
O controle de estímulos pode ser utilizado para modificar situações que antecedem o comportamento disfuncional, como, por exemplo, o comer em excesso ou a inatividade física. Alguns exemplos de aplicação desta estratégia seriam:
Programar as compras no supermercado mantendo alimentos proibidos fora da lista de compras;
Estimular a atividade física evitando de recursos tecnológicos como controle remoto e/ou uso demasiado do carro quando é possível caminhar;
Evitar atividades previamente associadas ao comer em excesso, como, por exemplo, comer em frente da televisão ou comer no cinema. Confinar alimentação há um local específico e limitar o acesso à comida durante a refeição;
Evitar ser o responsável pela alimentação de outros.
A nutricionista Ana Paula Brandão deixou algumas dicas para manter uma alimentação saudável.
Café da manhã:
É importante consumir sempre alguma fruta ou suco natural, consumir algo rico em fibras como alimentos integrais e queijo branco.
Almoço:
Preferir alimentos grelhados Bastante saladas crua ou cozida Grão como arroz e feijão
“É possível ser saudável sem gastar muito, verduras e a carne branca como o frango tem preços baratos”, reforça Ana Paula.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.