Brasil

Parceria da CNBB, MEC e institutos federais: projeto vai atuar em Dioceses do RS

As igrejas locais participarão no projeto para mobilizar pessoas, e entender as necessidades locais para a desenvoltura do projeto

Escrito por Redação A12

24 MAI 2024 - 11H02 (Atualizada em 24 MAI 2024 - 14H44)

CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio do Setor de campanhas e de seu coordenador, Padre Jean Poul Hansen, se reuniu no início desta semana, no dia 20 de maio, com representantes do projeto “Capacita em Rede” para avaliar o andamento da parceria.

O Projeto “Capacita em Rede” nasceu através do “Capacita Sul de Minas”, desenvolvido pelo Instituto Federal de Sul de Minas desde 2021 e foi se fortalecendo em 2023, por meio da Campanha da Fraternidade, que introduziu o enredo da fome. A realização do projeto se deu por intermédio das Igrejas particulares em vista de inserir os participantes no mercado de trabalho e geração de renda.

Leia MaisCelebrando o dia internacional da educação católicaPercalços da educação brasileira

Colaboração

A CNBB e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas), ligado à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério a Educação, assinalaram, 6 de fevereiro, um “Termo de Adesão” ao projeto.

Essa colaboração vai resultar na capacitação profissional de mil pessoas em cada um dos 19 regionais da CNBB.

Seu propósito tem finalidade de oferecer cursos rápidos, de 50 horas presenciais, com várias frentes de atuação, de formação profissional e tecnológica, para a melhoria na qualidade de vida da população e no combate à fome.

CNBB
CNBB


Em seus regionais e as igrejas locais participarão no projeto para mobilizar pessoas, e entender as necessidades locais para a desenvoltura do projeto, junto com a comunidade paroquial para a execução dos cursos, com a estrutura do IF para com a contratação de professores, certificação e material didático.

Apoio ao Rio Grande do Sul

Marcelo Bregagnoli, secretário de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC), apresentou uma novidade no projeto, conforme o avanço do programa e as metas serem estabelecidas, o projeto pretende focar no Rio Grande do Sul e introduzir o princípio da solidariedade numa parceria com todas as dioceses do Estado. “É a rede federal de Institutos demonstrando que pode mais quando se atua em rede”, conclui

“Isto demonstra que instituições podem atuar juntas em sinergia. Neste momento de tragédia, a gente através de um projeto de extensões com ações focadas na formação para dar um alento à população” Marcelo Bregagnoli

Projeto Capacita em Rede

Roberto Camilo Órfão Moares, coordenador geral do projeto, falou da iniciativa.

“O capacita em rede já está avançando. Já estamos organizando a iniciativa em oito regionais da CNBB. Na próxima semana, começaremos as articulações com o regional Oeste 2, que corresponde ao Mato Grosso, e ao Nordeste 3, que corresponde Sergipe e Bahia”.

De acordo com o professor, essa repercussão do projeto despertou esperança na comunidade, que alegre aguarda ansiosa para as portas que o projeto vai abrir e transformará vidas!

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...