Por Redação A12 Em Brasil Atualizada em 18 SET 2019 - 14H04

Símbolos Nacionais: Você sabe quais são?

O dia 18 de setembro é o Dia dos Símbolos Nacionais. Eles são quatro e estão previstos na Constituição do Brasil: a Bandeira Nacional, as Armas Nacionais, o Hino Nacional e o Selo Nacional. Abaixo, conheça detalhes sobre cada um deles.

Bandeira Nacional

Shutterstock
Shutterstock


O primeiro deles é um dos mais reconhecidos internacionalmente pelas pessoas. A Bandeira do Brasil, com o seu verde, amarelo, azul e branco, traça a identidade do brasileiro aqui dentro e lá fora.

A bandeira do Brasil é composta por uma base verde, em forma de retângulo, sobreposta por um losango amarelo e um círculo azul, no meio do qual está atravessada uma faixa branca com o lema nacional, em letras maiúsculas verdes. O Brasil adotou oficialmente este projeto para sua bandeira nacional em 19 de novembro de 1889, substituindo a bandeira do Império do Brasil.

O campo verde representa a Casa de Bragança de Pedro I, o primeiro imperador do Brasil, enquanto o ouro (amarelo) representa a Casa de Habsburgo de sua esposa, a imperatriz Maria Leopoldina.

O círculo azul, com 27 estrelas brancas de cinco pontas, representa as unidades federativas. Cada estrela representa um estado específico, além do Distrito Federal.

Armas Nacionais

Reprodução
Reprodução


As Armas Nacionais (ou Brasão Nacional) representam a glória, a honra e a nobreza do Brasil. No centro, há um escudo circular sobre uma estrela verde e amarela de cinco pontas. O Cruzeiro do Sul está ao centro, sobre uma espada. Um ramo de café está na parte direita e um de fumo à esquerda. Uma faixa sobre a parte do punho da espada apresenta a inscrição "República Federativa do Brasil". Em outra faixa, abaixo, apresenta-se "15 de novembro" (direita) e "de 1889" (esquerda).

É obrigatório o uso das armas nos edifícios dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) do Governo Federal, Governos Estaduais e Municipais, e também nos quartéis militares e policiais e em todos os papéis oficiais de nível federal. As Armas Nacionais compõem também a Faixa Presidencial.

Selo Nacional

Reprodução
Reprodução


O
Selo Nacional é utilizado para autenticar documentos oficiais e atos do governo. É usado também para autenticar diplomas e certificados emitidos por unidades de ensino reconhecidas.

Reprodução
Reprodução


Leia MaisNossa Pátria definitiva!

Hino Nacional

O Hino Nacional foi composto por Joaquim Osório Duque Estrada (1870 – 1927) e a música é de Francisco Manuel da Silva (1795-1865). Tornou-se oficial no dia 1 de setembro de 1971, através da lei nº 5700.

Existem várias regras que devem ser seguidas no momento da execução do Hino. Entre elas, o respeito à Bandeira Nacional e ao presidente da República. É executado junto com o hasteamento da Bandeira Nacional em determinadas situações, como solenidades e eventos oficiais do Governo, eventos esportivos e culturais e também nas escolas.

.:: Oração pela Igreja e pela Pátria


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.