Brasil

Símbolos Nacionais: Você sabe quais são?

Escrito por Redação A12

16 SET 2021 - 13H26 (Atualizada em 16 SET 2022 - 15H04)

Você sabia que no dia 18 de setembro é comemorado o Dia dos Símbolos Nacionais?  A data homenageia os símbolos que representam o Brasil e a identidade da nossa nação no mundo. Descritos na Constituição Federal, os quatro símbolos oficiais do Brasil são: a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, as Armas Nacionais (ou Brasão Nacional) e o Selo Nacional.

Leia MaisAssista ao documentário sobre a Igreja no bicentenário da IndependênciaA apresentação e a regulamentação dos símbolos nacionais brasileiros foram estabelecidos pela Lei 5.700, de 1971, que padroniza e define as dimensões, padrões, cores e representações dos símbolos.

Abaixo, conheça detalhes sobre cada um deles.

Bandeira Nacional

Wikipedia
Wikipedia


O primeiro deles é um dos mais reconhecidos internacionalmente pelas pessoas. A Bandeira do Brasil, com o seu verde, amarelo, azul e branco, traça a identidade do brasileiro aqui dentro e lá fora.

A bandeira do Brasil é composta por uma base verde, em forma de retângulo, sobreposta por um losango amarelo e um círculo azul, no meio do qual está atravessada uma faixa branca com o lema nacional, em letras maiúsculas verdes. O Brasil adotou oficialmente este projeto para sua bandeira nacional em 19 de novembro de 1889, substituindo a bandeira do Império do Brasil.

O campo verde representa a Casa de Bragança de Pedro I, o primeiro imperador do Brasil, enquanto o ouro (amarelo) representa a Casa de Habsburgo de sua esposa, a imperatriz Maria Leopoldina.

O círculo azul, com 27 estrelas brancas de cinco pontas, representa as unidades federativas. Cada estrela representa um estado específico, além do Distrito Federal.

Armas Nacionais

Governo Federal
Governo Federal


As Armas Nacionais (ou Brasão Nacional) representam a glória, a honra e a nobreza do Brasil. No centro, há um escudo circular sobre uma estrela verde e amarela de cinco pontas. O Cruzeiro do Sul está ao centro, sobre uma espada. Um ramo de café está na parte direita e um de fumo à esquerda. Uma faixa sobre a parte do punho da espada apresenta a inscrição "República Federativa do Brasil". Em outra faixa, abaixo, apresenta-se "15 de novembro" (direita) e "de 1889" (esquerda).

É obrigatório o uso das armas nos edifícios dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) do Governo Federal, Governos Estaduais e Municipais, e também nos quartéis militares e policiais e em todos os papéis oficiais de nível federal. As Armas Nacionais compõem também a Faixa Presidencial.

Selo Nacional


Wikipedia
Wikipedia


O
Selo Nacional é utilizado para autenticar documentos oficiais e atos do governo. É usado também para autenticar diplomas e certificados emitidos por unidades de ensino reconhecidas.

Reprodução
Reprodução


Hino Nacional

O Hino Nacional foi composto por Joaquim Osório Duque Estrada (1870 – 1927) e a música é de Francisco Manuel da Silva (1795-1865). Tornou-se oficial no dia 1 de setembro de 1971, através da lei nº 5700.

Existem várias regras que devem ser seguidas no momento da execução do Hino. Entre elas, o respeito à Bandeira Nacional e ao presidente da República. É executado junto com o hasteamento da Bandeira Nacional em determinadas situações, como solenidades e eventos oficiais do Governo, eventos esportivos e culturais e também nas escolas.


.:: Oração pela Igreja e pela Pátria


Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...