Brasil

Um futuro possível ou uma realidade estagnada?

Fr. Rafael Peres Nunes de Lima C.Ss.R.

Escrito por Fr. Rafael Peres Nunes de Lima, C.Ss.R.

30 MAR 2022 - 14H12 (Atualizada em 30 MAR 2022 - 14H34)

Reprodução

Um dia, ao lerem um livro sobre a história do Brasil, o que poderão encontrar? Diante do caos global causado por uma pandemia e por crises políticas, o Brasil se destaca por ser um país estagnado na história: ao mesmo tempo em que avança, regride para um passado de sombras, que muitos brasileiros hoje querem esquecer. Nossos descendentes do futuro poderão nos julgar como culpados por esta estagnação, ou melhor, este caos instaurado na sociedade brasileira.

Observemos o fato de que a República brasileira é jovem, tendo seu inicio após os eventos de 1889, nos quais derrubou o antigo sistema, a monarquia, e caminhou a passas rápidos até o período de 1937-1945, em que esteve sob o controle de uma única autoridade. Eis o primeiro golpe contra a democracia trazida pela República. Apenas dezenove anos depois, o Brasil enfrentaria o maior período ditatorial em sua história, que vai de 1964 até 1985.

Vinte e um anos de repressão à liberdade da população, de perseguições, de atrocidades causadas em nome de uma justiça imaginária, que buscava defender o Brasil de um inimigo igualmente imaginário, o comunismo. Realmente, a história do Brasil é repleta de altos e baixos, causando uma certa desconfiança sobre a existência de um futuro próspero ao país.

Um futuro possível?

O primeiro sistema que buscou liderar o Brasil foi a monarquia, que falhou em sua missão ao cair em uma crise causada não só por política, mas também pelo desgaste da guerra. O segundo sistema, a República, pode-se dizer que vem fracassando em sua missão de garantir a liberdade, a segurança, e uma sociedade mais justa. Vivemos, hoje, numa realidade estagnada.

A sociedade brasileira encontra-se nas mãos de velhos políticos, que almejam mais o poder do que o dever que lhes é exigido. Tanto monarquia quanto república falharam em seus objetivos políticos e sociais. O futuro dos brasileiros é deixado à sorte.

Leia MaisFraternidade e educação: Qual o papel da sociedade na educação das crianças?A decadente e falida educação brasileira acaba por permitir a existência de lacunas na vida dos brasileiros, e isso garante que erros e falhas do passado sejam repetidos continuamente, enquanto o caos é instaurado na sociedade.

Liberdade de voto, de escolha, de expressão, são direitos de todos os brasileiros. Porém, se usados de forma desordenada, acabam por garantir o surgimento de extremismos, ideologias radicais, incompreensões e, principalmente, a chegada ao poder de figuras políticas do passado, que hoje impedem o país de avançar a um futuro próspero e promissor.

Escrito por
Fr. Rafael Peres Nunes de Lima C.Ss.R.
Fr. Rafael Peres Nunes de Lima, C.Ss.R.

Missionário Redentorista, Bacharel em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e estudante de Teologia no Instituto São Paulo de Estudos Superiores – ITESP.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...