Um documentário convida o mundo a conhecer a história de Padre Stephano Kim Seong-hyeon, missionário nascido na Coreia do Sul, que marcou a presença da Igreja na Mongólia.
Intitulada “Who is a Priest?” (Quem é um padre?), a produção foi publicada no canal do Korea Catholic Times no YouTube e retrata a missão, a vida e o legado espiritual do sacerdote que faleceu de forma repentina aos 55 anos, em maio de 2023.
A história ganha destaque em um momento oportuno, na expectativa da próxima Jornada Mundial da Juventude, que será em Seul, em 2027. Conhecer figuras como o Padre Stephano pode ajudar os jovens a compreender melhor o rosto asiático da Igreja, muitas vezes desconhecido no Ocidente.
Assista com legendas em inglês:
Padre Stephano era membro da Associação dos Sacerdotes do Prado. Chegou à Mongólia em 2002 e, com simplicidade e entrega, fundou a paróquia de Santa Maria da Assunção na região de Khan Uul. Pouco depois, mudou-se para a estepe e passou a viver em Erdenesant, a cerca de 200 quilômetros de Ulaanbaatar.
Ali, viveu entre os pastores nômades, dormindo em uma ger, a tradicional tenda mongol, e se locomovendo a cavalo.
Em 2020, foi escolhido como vigário pelo Bispo Giorgio Marengo, atual cardeal e Prefeito Apostólico de Ulaanbaatar. Nos últimos três anos de vida, dedicou-se ao atendimento pastoral da catedral, da comunidade coreana e às necessidades mais urgentes da missão na Mongólia.
O documentário também apresenta reflexões sobre a espiritualidade do Beato Antoine Chevrier, fundador da Associação dos Sacerdotes do Prado, ajudando a entender a motivação profunda do missionário. Produzido com apoio da Associação Coreana de Padres do Prado, o material celebra os 50 anos da instituição.
Essa é a segunda produção dedicada ao sacerdote. A primeira, lançada em 2023 com a Diocese de Daejeon, na Coreia do Sul, recebeu o prêmio de Melhor Produção em Rádio na Internet no 34º Korea Catholic Mass Media Awards.
Intitulada “Vento da Pradaria — A Última Palestra de um Missionário Mongol”, a obra emocionou por revelar “a profunda espiritualidade do Padre Stephano Kim Seong-hyeon”, como destacou a comissão avaliadora.
Segundo informações do Vatican News, do ano de 2023, são cerca de 1.500 batizados na Igreja Católica (em 1995 eram apenas 14) distribuídos por oito paróquias e uma capela, num total de mais de 60 mil cristãos de várias denominações, em um total de três milhões e meio de habitantes.
Eles são assistidos por um bispo, 25 sacerdotes, incluindo dois mongóis, 6 seminaristas, mais de 30 religiosas, cinco religiosos não sacerdotes e 35 catequistas. Os agentes pastorais são de cerca 30 nacionalidades.
:: A Igreja na Mongólia: a missão entre os tártaros e mongóis
Fonte: Vatican News, Agência Fides
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Por que um Papa viaja?
Diante da 1ª viagem apostólica do Papa Leão XIV, entenda por que é importante que o Santo Padre faça viagens e encontros com líderes mundiais e fiéis de todo mundo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.