A 11ª edição do Seminário de Comunicação Social da Arquidiocese do Rio de Janeiro, que está acontecendo de 11 a 13 de setembro, no Centro de Estudos do Sumaré, reúne 160 profissionais de comunicação da Igreja no Brasil, sendo 40 participantes online. O tema deste ano é: “Igreja, casa de vidro — assessoria de comunicação na construção da reputação e da identidade”.
Na abertura do evento, o Arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani Tempesta, anfitrião do encontro, começou falando que “Estamos vivendo uma era na qual, em razão das redes sociais, a Igreja e todas as organizações estão expostas ao escrutínio público”. Segundo ele, este é um momento para ter mais cuidado com a imagem, identidade e reputação da instituição. “Somos chamados a ser autênticos e transparentes”, concluiu.
Dom Orani também citou como as redes sociais têm o poder de construir falsas histórias, que levam as pessoas a acreditarem ser a verdade.
“Numa casa de vidro, a mídia de modo geral foca mais em nossos problemas, que devemos enfrentar e resolver, mas também devemos ser capazes de mostrar as belezas de nossa Igreja”, disse.
Dom Orani reforçou uma orientação do Papa Francisco: “A nossa comunicação deve ser testemunho. Há sempre a assinatura de nosso testemunho em tudo que fazemos”, disse.
O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, enviou uma videomensagem de saudação aos participantes do encontro:
“A comunicação é fundamental na Igreja para levar aos corações a verdade do Evangelho com lucidez”, disse.
O organizador do seminário, padre Arnaldo Rodrigues, que também é professor da PUC Rio e assessor de comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), destacou que o evento tem a tradição de fazer as perguntas certas para cada tempo.
“Em cada tema, procuramos estar antenados com as necessidades de aprofundamento de cada ano. Como, por exemplo, no ano passado aprofundamos a Inteligência Artificial, muito falada hoje”, destacou.
Padre Arnaldo afirmou que o seminário é uma grande oportunidade para os comunicadores eclesiais aprofundarem temas importantes para a sua área de atuação e qualificar o trabalho da Igreja no Brasil no campo da comunicação. Ele aprofundou a primeira conferência do seminário: “Prevenção e Gestão de Crises: Garantindo a Reputação e Imagem Institucional da Igreja Católica”.
Durante o seminário, os participantes estão discutindo temas como estratégias de comunicação, o impacto das redes sociais, novas ferramentas de Inteligência Artificial, e como garantir a transparência das instituições religiosas.
O evento também conta com a participação de Cristiane Murray, vice-diretora da Sala de Imprensa do Vaticano, que compartilha suas experiências em duas palestras. A comunicação do Papa Francisco e seus desafios e a Sala de Imprensa da Santa Sé: uma comunicação assertiva e o relacionamento com os jornalistas.
Os integrantes do evento irão visitar a Secretaria de Comunicação do Governo do Estado, a Rádio Roquete Pinto, o Palácio Guanabara, o Centro de Operações da Prefeitura do Rio e o Museu do Amanhã.
O seminário termina hoje (13), com a entrega do Prêmio São Paulo VI de Comunicação ao jornalista Ancelmo Gois, do jornal O Globo.
Fonte: CNBB
Papa explica que a verdadeira riqueza é sermos amados por Deus
Durante a oração do Angelus, Papa Francisco refletiu que a felicidade verdadeira vem de "arriscar o amor", doando aos pobres e seguindo Jesus.
Círio de Nazaré: maior procissão do Brasil acontece neste domingo
A programação do Círio de Nazaré, em Belém-PA, começou com uma Missa na Basílica Santuário no dia 8; e inclui a maior procissão do Brasil, atraindo milhões de devotos até o final de outubro.
A12 acolhe peregrinos no Caminho da Fé com gesto especial
Fomos ao Caminho da Fé entregar presentes aos peregrinos, que chegam com esperança ao Santuário Nacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.