O Papa Francisco discursou aos membros da Federação Italiana de Semanários Católicos e da União Italiana de Imprensa Periódica em audiência na quinta-feira (23).
Sua fala foi direcionada aos comunicadores, para que renovem seu compromisso “com a promoção da dignidade das pessoas, com a justiça e a verdade, com a legalidade e a corresponsabilidade educativa”. Isto é um aviso do Pontífice diante das inovações tecnológicas que estão afetando o setor.
Para conseguir isso, Francisco propôs três caminhos:
Para o papa, educar os jovens é algo fundamental hoje e, por isso, convida a comunicar com “prudência e simplicidade”, dois “ingredientes educacionais básicos para navegar na complexidade atual, especialmente na web, onde é necessário não ser ingênuo e, ao mesmo tempo, não ceder à tentação de semear a raiva e o ódio”.
O Papa Francisco propôs a proteção, especialmente contra a intromissão do digital e as “seduções da comunicação provocativa e polêmica”. Ele disse que no mundo digital em que vivemos é fundamental “promover instrumentos que protejam todos, sobretudo os grupos mais fracos, os menores, os idosos e as pessoas com deficiências”.
Por fim, o Papa citou o exemplo do beato Carlo Acutis, que sabia muito bem “que esses mecanismos de comunicação, publicidade e redes sociais podem ser usados para nos transformar em sujeitos adormecidos, viciados no consumo e nas novidades que podemos comprar, obcecados pelo prazer, fechados na negatividade.” No entanto, “soube utilizar as novas técnicas de comunicação para transmitir o Evangelho, para comunicar valores e beleza”.
:: Tecnologia sem vício: equilibrando a Era Digital e a vida real
Fonte: ACI Digital
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.