O dia 12 de outubro é uma data muito especial para todos nós católicos. Nesse dia, celebramos Nossa Senhora Aparecida, a Mãe que acolhe e protege o Brasil. E também festejamos o Dia das Crianças. É uma ocasião que mistura o amor de Deus com a pureza e alegria dos pequenos.
Todo ano, milhares de devotos, cheios de fé, caminham até o Santuário Nacional de Aparecida para pedir as bênçãos da nossa Padroeira. É um momento de encontro, onde cada romaria leva consigo os sonhos e esperanças de tantos corações. Aqui, em Aparecida, sentimos o abraço de Maria, que nos acolhe como filhos e nos guia com seu amor de mãe.
Enquanto isso, o Dia das Crianças nos faz lembrar o quanto é importante cuidar dos nossos pequenos, protegê-los e garantir que cresçam felizes e com amor. Embora a data tenha surgido em 1924, ela se tornou ainda mais significativa quando percebemos o valor de família e o significado das crianças, unindo essa simbologia para criar laços entre os familiares.
Assim, o dia 12 de outubro une a nossa fé em Nossa Senhora Aparecida com o carinho pelas crianças, enchendo nossos corações de esperança e ternura. É um dia para renovar nossa confiança em Deus e para agradecer por todas as bênçãos que Ele nos concede, através do sorriso das crianças e da proteção de Maria.
Leia MaisComo o A12 conecta os devotos à distância da festa da Padroeira A interação com os devotos nas redes sociais durante a Festa da PadroeiraComo a informação e cobertura da Festa da Padroeira chega aos devotos
A Pastoral da Comunicação (PASCOM) tem um papel muito importante na celebração dessas duas datas especiais, e pode usar a criatividade para envolver a comunidade de forma a evangelizar os pequenos. Por meio dos seus canais de comunicação, a PASCOM pode divulgar as novenas e momentos de oração dedicados à Nossa Senhora Aparecida, incentivando a participação dos devotos com muita alegria, fé e devoção.
Outra forma de a PASCOM contribuir é através de uma parceria com a Catequese. Juntos, podem criar conteúdos que ajudem as crianças a vivenciarem a fé de maneira interativa e divertida. Atividades como teatros, vídeos e contar a história de Nossa Senhora Aparecida são ótimas maneiras de aproximar os pequenos da fé e da devoção à Mãe de Jesus, enquanto aprendem e se divertem.
Para o Dia das Crianças, a PASCOM também pode organizar atividades que destaquem a pureza, a alegria e a importância da formação cristã desde cedo. Além de promover momentos de diversão e recreação, a pastoral pode incentivar a reflexão sobre o papel fundamental que as famílias têm na educação religiosa dos seus filhos. Essas ações ajudam a fortalecer os laços familiares e a fé das crianças desde a infância.
Essas são formas práticas e criativas de, através da comunicação, manter a comunidade unida, cheia de vida e entusiasmo, tanto na celebração de Nossa Senhora Aparecida quanto no cuidado e valorização das nossas crianças.
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.