Comunicação

Glossário de Marketing Digital: O que isso significa?

Quando você lê sobre comunicação, marketing e tecnologia, tem palavras que não entende? Podemos te ajudar!

Luana Correa (A12) (Reprodução/ Arquivo pessoal)

Escrito por Luana Corrêa

25 OUT 2021 - 09H00

Quando você conversa com alguém da área de Marketing ou tecnologia e ouve palavras como engajamento, relevância, ranqueamento, fica se perguntando o que a pessoa quer dizer com isso? 

Vamos reunir nesse post algumas palavras e expressões das áreas de comunicação, marketing e tecnologia para te ajudar a compreender seus significados e para que elas servem. Você também pode colocar nos comentários as palavras que podemos incluir aqui.

É importante que você saiba também que, muitas vezes, os profissionais usam essas expressões ou palavras de origem americana ou europeia por não existir uma versão em português.

O que é Marketing?

Segundo Phillip Kotler, Marketing é “a ciência e arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer necessidades de um público-alvo com rendibilidade.”

De forma simples, o Marketing analisa a necessidade do seu cliente e une a um produto (produto físico, digital, pessoa, etc.) por meio de estratégia e técnicas.

Definição: A palavra vem do substantivo em inglês market, cuja tradução é “mercado”.

O que é Marketing digital?

Uma adaptação das técnicas de Marketing dentro do ambiente digital. Essas técnicas vão passar por mudanças para se adequar ao meio e ao público.

O que é comunicação e o que a difere do Marketing?

A comunicação é uma ciência natural do ser humano. Nós nos comunicamos a todo momento, por meio da fala, escrita, gestos e expressões. A comunicação é complementar ao Marketing: sem um, não se faz o outro, já que muitas das técnicas de marketing utilizam da comunicação para serem aplicadas e atingir pessoas.

Para uma comunicação profissional e efetiva, existem técnicas que devem ser usadas para alcançar os resultados esperados (Exemplo: alcançar muitas pessoas, esclarecer e explicar uma situação).

O que é Marketing estratégico?

É a união da ciência do Marketing com as suas informações e possibilidades. Entender o seu público e os seus recursos pessoais, financeiros e organizacionais para definir o que se almeja (objetivo) e as ações para chegar até o destino.

Definição: A palavra "estratégia" vem do meio militar. É a arte de aplicar com eficácia os recursos de que se dispõe ou de explorar as condições favoráveis de que porventura se desfrute, visando ao alcance de determinados objetivos.

Shutterstock
Shutterstock


Engajamento:

A definição da palavra é “dedicar-se com afinco”. No meio digital, usamos “engajamento” para descrever as pessoas que gostam do que produzimos em nossas mídias sociais (site, redes sociais, aplicativos, etc.)

No ambiente digital temos essa expressão como uma métrica, uma forma de medir o resultado de uma ação em comunicação e/ou marketing digital.

Público-alvo:

Em qualquer ação de marketing, é necessário definir quais são as principais características das pessoas que consomem o seu produtoVocê precisa conhecer seu público de destino, com quem você vai se comunicar, com quem sua marca, loja, conteúdo ou paróquia está falando.

Benchmarking:

Citamos essa palavra para explicar a ação de conhecer outros exemplos que estão sendo usados. Exemplo: Conhecer o que o Santuário Nacional de Aparecida faz em relação a comunicação e marketing e definir quais ações podem ser possíveis e interessantes para o contexto da minha paróquia.

Definição: “Processo de avaliação da empresa em relação à concorrência, por meio do qual Incorpora os melhores desempenhos de outras firmas e/ou aperfeiçoa os seus próprios métodos.”

Podcast:

É um conteúdo em áudio, pensado para ser feito por meio da comunicação falada, uma derivação do meio de comunicação rádio.

Definição: “O termo podcast vem da junção de "iPod", dispositivo reprodutor de áudio da Apple, e "broadcast", palavra em inglês que significa "transmissão".

Post:

Nos referimos a post em comunicação e marketing digital como uma “postagem” (envio) de um conteúdo (texto, foto, vídeo ou áudio) em uma rede social ou site.

Definição: “Do substantivo inglês post, "correspondência"; do verbo "to post", com o sentido de postar, enviar.”

Card:

Usamos card para descrever um cartão com imagem e texto para as redes sociais. Atualmente, as redes sociais têm tamanhos de imagens pré-definidos para postagens, principalmente quando você tem o objetivo de alcançar bons resultados. Por isso, definimos o nome de card.

Definição: Substantivo inglês card, traduzido como “cartão”.

Funil:

Já ouviu o termo funil de vendas, funil perpétuo ou pipeline? É uma expressão utilizada para explicar uma ação estratégica e modelo de organização nas áreas de comunicação, marketing e vendas.

Desenhamos, literalmente, um funil e dividimos em faixas, da maior para a menor. A maior representa a entrada de pessoas interessadas por seu produto e a menor a sua meta, o resultado que você espera.

Existem inúmeros modelos de funil. Após ler um pouco mais sobre o assunto, você poderá desenvolver o seu próprio modelo, sempre tendo em mente o seu processo e o resultado que espera alcançar.

Leia MaisVocê já pensou sobre como o mundo está mudando? Disruptura:

Usamos esse termo para descrever situações, ações, empresas, comportamentos que não são mais usados, sofreram uma “quebra de continuidade”.

Na área de negócios, é uma palavra bem comum, e se tornou uma classificação, “uma empresa disruptiva” como por exemplo: o Spotify (por causa dele, não se compra mais CD's), a Airbnb (aluguel de casas on-line e direto com o proprietário), Uber (no lugar de táxis) e WhatsApp (no lugar de SMS).

Definição: Ruptura, quebra de continuidade, rompimento. Deriva do inglês "disruption", disrupção.

Real time:

Usamos essa expressão para descrever ações que acontecem em tempo real, neste instante.

Definição: Substantivo em inglês, cuja tradução é “tempo real”.

Globalização:

Uma palavra com um sentido amplo e aplicado em muitos contextos, mas na área de comunicação e marketing, utilizamos para descrever ações mundialmente conhecidas e utilizadas, já globalizadas (usadas em todo o globo/mundo).

Definição: Globalização é um processo de integração internacional nas áreas de economia, social, cultural e política. O tempo “globalização” teve sua crescente na década de 1980, com a publicação do Fundo Monetário Internacional (FMI) dos 4 aspectos básicos da globalização: Comércio e transações financeiras, movimentos de capital e investimento, migração e movimento de pessoas e a disseminação de conhecimento.

Impacto sistêmico:

Usamos para descrever uma ação ou ações que geram grande impactoem toda a organização de uma empresa.

Definição: Adjetivo capaz de afetar inteiramente um organismo; generalizado.

:: Coloque nos comentários outras palavras da área de marketing e tecnologia que você gostaria de saber onde se aplicam e o que significam!

Escrito por
Luana Correa (A12) (Reprodução/ Arquivo pessoal)
Luana Corrêa

Especialista em Marketing Digital e projetos digitais, sócia na startup de consultoria em marketing digital Elleva, atuo na área digital há 10 anos, passando por criação de conteúdo, gerenciamento de redes sociais, elaboração de projetos e estratégias digitais. Formada em comunicação social com habilitação em jornalismo pela UNIFATEA e com especializações em jornalismo on-line, marketing digital e mídias sociais pela FUNVIC e liderança organizacional pela Franklin Covey.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Comunicação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...