Comunicação

Papa Leão XIV visita centro de transmissão da Rádio Vaticano

Santo Padre esteve na sala de transmissores da tradicional emissora que desde 1931 leva a mensagem do Papa e as informações do Vaticano para todo o mundo

Escrito por Ronaldo Casarin

24 JUN 2025 - 09H44 (Atualizada em 24 JUN 2025 - 11H31)

Reprodução/Vatican Media

No dia do seu aniversário sacerdotal, no último dia 19 de junho, o Papa Leão XIV visitou o Centro de Transmissão da Rádio Vaticano em Santa Maria di Galeria, pequena cidade nos arredores de Roma.

O Papa se encontrou com os funcionários e visitou a sala dos transmissores projetada pelo arquiteto Pier Luigi Nervi. Sentou-se na sala de controle para as transmissões de ondas curtas e ouviu informações sobre o funcionamento das antenas.

Inaugurado em 1957 pelo Papa Pio XXII, o centro transmissor de Santa Maria di Galeria foi um marco para a Rádio Vaticano, ampliando sua capacidade de alcance e atingindo milhões de fiéis por todo o mundo.

Reprodução/Vatican Media Reprodução/Vatican Media Papa Leão visita transmissores da Rádio Vaticano


O Papa Leão ressaltou que, durante seu trabalho missionário na América Latina e na África, foi inestimável poder receber as transmissões de ondas curtas da Rádio Vaticano, que “chegam a lugares onde poucas emissoras conseguem alcançar”, destacou.

::. LEIA MAIS: Como a mensagem do Papa chega até você?

A visita do Papa Leão ao Centro Transmissor de Santa Maria di Galeria repete os passos de vários de seus predecessores, começando pelo Papa Pio XII, fundador do Centro, passando por João XXIII, Paulo VI e João Paulo II.

História da Rádio Vaticano

A Rádio Vaticano foi fundada em 1931 para ser o canal oficial da voz do Papa para o mundo. Com 350 funcionários de 69 nacionalidades, a emissora se transformou ao longo de sua história.

Desde as ondas curtas – que prestam até hoje serviço a transmissões para locais isolados -, passando pelas transmissões via satélite e depois com a internet, levando a sua rica programação para todo o globo.

Seu alcance mundial acontece graças às suas transmissões em 30 idiomas, incluindo línguas como árabe, bielorrusso, chinês, latim, hindi, malgaxe, somali, ewondo, kikongo e tâmil.

O que é uma transmissão em ondas curtas?

Se você é fã de rádio, provavelmente nem ouve mais as antigas emissoras que operavam no AM, certo? E rádio em ondas curtas é algo ainda mais raro atualmente, já que no Brasil, por exemplo, as emissoras operam no FM, com sinais digitais e transmissões via internet.

Ondas curtas é o nome que se dá para a faixa do espectro eletromagnético localizada aproximadamente entre 3 e 30 megahertz.

São as únicas que permitem a transmissão radiofônica em vastas áreas da superfície terrestre, ultrapassando fronteiras. Para ouvir uma rádio em ondas curtas, é necessário um rádio que sintonize esse tipo de faixa.

Daí esse sistema de transmissão ser adotado até hoje pela Rádio do Vaticano, podendo assim atingir localidades isoladas, em que até mesmo sinal de internet ou satélite são falhos, ou inexistentes.

::. CLIQUE AQUI e ouça a Rádio Vaticano ao vivo em português

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ronaldo Casarin, em Comunicação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...