publicidade

Portal A12 promove acessibilidade ao transformar texto em voz

Parceria entre o site de Nossa Senhora Aparecida e a Audima aproxima mais o leitor do conteúdo que é produzido diariamente pelo Portal

Escrito por Alberto Andrade

21 MAI 2024 - 08H52 (Atualizada em 28 MAI 2024 - 16H22)

Portal A12

Maio é o mês mundial de Conscientização sobre a Acessibilidade, com iniciativas para que todos falem, pensem e aprendam sobre acesso e inclusão digital, e sobre as pessoas com deficiência.

Nestes tempos atuais, a tecnologia permite o exercício das múltiplas dimensões da vida: trabalho, educação, comunicação, cultura, saúde e várias outras. Dessa forma, estas pessoas precisam, como todas as outras, ter pleno acesso aos recursos tecnológicos.

A acessibilidade digital torna plataformas digitais acessíveis a todos os usuários, independentemente das suas habilidades ou limitações físicas, sensoriais, cognitivas ou de idade.

No Brasil, aproximadamente 60 milhões de pessoas necessitam de recursos de acessibilidade para navegar em plataformas digitais, o que corresponde a mais de um quarto da população. Isso inclui pessoas com deficiências visuais, auditivas, motoras ou intelectuais, bem como aqueles com baixo nível de alfabetização, idosos e indivíduos com dificuldades de visão devido à idade.

A Rede Aparecida de Comunicação tem diversas ferramentas oferecidas ao devoto de Nossa Senhora, assim promovendo a acessibilidade. Na TV Aparecida, é possível ativar legendas para surdos e ensurdecidos (closed caption) em toda a programação e audiodescrição em alguns programas. Diversos conteúdos das Rádios são disponibilizados no formato de podcast, contendo texto e áudio.

Aqui no Portal A12 temos a leitura e reflexão dos Evangelhos, e orações populares em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e imagens ao vivo do Santuário Nacional para quem não consegue visitar o local presencialmente.

As páginas do A12 contam com leitura de tela por voz, para pessoas com deficiência visual. Desde 2021, temos uma rica parceria com a Audima, startup que tem como premissa trabalhar o áudio como ferramenta de inclusão.

Agora inauguramos uma atualização deste serviço, baseado em inteligência artificial que converte conteúdos escritos em áudio, com leitura natural e humanizada dos textos (na primeira experiência você chega a pensar que está escutando uma locução gravada) e a capacidade de diferenciar palavras de imagens, o que resulta em uma navegação mais competente e equilibrada, permitindo melhor compreensão do assunto.

Portal A12
Portal A12
Player de áudio em publicação do A12


Além de atender pessoas com deficiência visual,
a inteligência artificial é capaz de ler com voz humanizada e com foco estes conteúdos, fazendo com que as notícias e textos tenham voz, transformando o A12 em um podcast.

O Diretor Comercial da Audima, Luiz Eduardo Pedroza, explicou ao Portal A12 os benefícios ao leitor por receber os conteúdos com a voz humanizada.

“É uma alternativa inclusiva para que esse leitor e essa leitora possam consumir o conteúdo que o Portal publica. Então, é uma forma mais democrática do site entregar aquele mesmo conteúdo. Então, por exemplo, uma notícia, ela passa a poder ser lida como ela já era lida antigamente, mas também passa a poder ser ouvida. Isso faz com que ela seja útil e direcionada para qualquer pessoa que se beneficie do áudio.

A partir do momento que você dá a possibilidade dessa pessoa poder ouvir ou ler e ouvir, ao mesmo tempo, você está tornando essa informação mais democrática, fazendo com que ela chegue para mais pessoas. Então você beneficia uma série de públicos: pessoas com deficiência, com algum distúrbio na visão, semianalfabetos e também os idosos, as gerações Millennial e Z — que estão acostumadas com o formato de áudio, então consomem muito os audiobooks e podcasts. Então, o fato do áudio ser humanizado também atende esses públicos”.

Luiz também ressalta a importância desta parceria da Audima com o A12, referência na comunicação católica no Brasil.

A gente está falando de levar essa informação para esses fiéis de uma forma mais inclusiva. A missão da Audima de democratizar o acesso aos conteúdos por meio da acessibilidade digital está muito alinhada também com o propósito do Santuário. A partir do momento que o Portal A12 passa a disponibilizar esse tipo de recurso para atender a mais fiéis, está em consonância com a nossa missão de democratizar o acesso à informação. No fim das contas, a gente está falando de um direito fundamental das pessoas que tem que ser respeitado, e é muito importante quando o A12 e a Audima unem forças para que a gente consiga aumentar o impacto da nossa atividade juntos”, disse.

Seja parceiro do Portal A12 e vincule sua marca em locais estratégicos:

E-mail: comercial@a12.com
Telefone: (12) 3104-2590

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Comunicação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...