Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Comunicação

Rede Aparecida concorre a Prêmio de Jornalismo do Judiciário

"Projeto Eleições 2024 – Ética e Cidadania no Voto" é um dos finalistas na categoria de Jornalismo Regional. Cerimônia dos vencedores será no dia 10 de setembro

Escrito por Ronaldo Casarin

04 SET 2025 - 09H45 (Atualizada em 04 DEZ 2025 - 09H58)

A Rede Aparecida de Comunicação celebra mais uma indicação de um projeto da casa a um importante prêmio. O projeto “Eleições 2024 — Ética e Cidadania no Voto” está entre os finalistas do II Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário — Direitos Humanos e Tecnologia.

A produção das Rádios POP e Rádio Aparecida, concorre dentro do eixo temático “Inteligência Artificial, inclusão digital e desinformação”, na categoria Jornalismo Regional.

O prêmio tem como objetivo incentivar a produção de reportagens que evidenciem o papel do Poder Judiciário na promoção da cidadania, dos direitos humanos e da justiça social. A cerimônia de premiação será realizada no próximo dia 10 de setembro, no Salão Branco do STF, em Brasília–DF, quando serão anunciados os vencedores.

Confira a lista completa de finalistas clicando aqui.

Rede Aparecida nas Eleições 2024

O projeto, que está entre os finalistas do prêmio, foi idealizado pelo jornalista José Eduardo, Editor-Chefe de Jornalismo da Rede Aparecida de Rádio. Em entrevista ao Portal A12, ele celebra a indicação:

“Para nós, da equipe de jornalismo da Rádio POP e Rádio Aparecida, é uma alegria imensa receber tamanho reconhecimento, concorrendo com trabalhos de todo o país. Como jornalistas, somos observadores da história e buscamos retratar fatos, sem tomar lado ou partido. Nosso objetivo, em se tratando de cobertura eleitoral, sempre é contribuir para que os eleitores possam escolher de forma consciente em quem depositar sua confiança, mostrando a importância da participação no processo político”, disse.

.:: LEIA MAIS: Rede Aparecida tem 5 indicações aos Prêmios de Comunicação da CNBB

José Eduardo explica que, nas eleições municipais de 2024, coordenou toda a equipe de profissionais envolvida em um longo trabalho de conscientização política, pautado na ética e na cidadania. “Ter esse reconhecimento de instituições de tamanho renome nacional evidencia que estamos no caminho certo”, comenta.

A preocupação com a informação de qualidade é algo que faz parte da história do jornalismo da Rádio POP e da Rádio Aparecida. No período eleitoral, muito se fala sobre pesquisas eleitorais, ânimos acirrados, polarização. Porém, a preocupação vai além, e o projeto “Ética e Cidadania no Voto” surgiu e foi desenvolvido em consonância com essa filosofia.

“A ideia era falar sobre política antes, durante e depois do pleito, permitindo que o cidadão exerça sua consciência crítica e esteja motivado a participar da construção de uma sociedade mais justa e fraterna. Nós apenas aprimoramos o trabalho realizado há 35 anos pelo Jornal Regional e há mais de sete décadas pela rádio”, explica José Eduardo.

No pleito de 2024, a equipe de jornalistas da Rede Aparecida de Rádio desenvolveu um cronograma de ações jornalísticas, com matérias de conscientização, boletins com curiosidades sobre o pleito, seminário educativo, entrevistas, debates e marcha da apuração. Após o pleito, a programação trouxe ainda as perspectivas para o futuro de cada uma das cidades e as ações necessárias.

“O projeto Eleições 2024 buscou a ampla cobertura, atendendo todas as cidades entre Pindamonhangaba e o Vale Histórico. Houve envolvimento de equipes dos mais diferentes departamentos da Rádio POP, Rede Aparecida de Comunicação, do Portal A12, TV Aparecida e Santuário Nacional”, completa o editor.

“Só nos debates eleitorais, por exemplo, foram cerca de 100 profissionais envolvidos direta e indiretamente. O retorno por parte dos ouvintes foi bastante positivo e ser finalista nesta premiação nos trouxe ainda mais alegria”, finaliza José Eduardo.

As comissões julgadoras do Prêmio de Jornalismo do Poder Judiciário foram compostas por representantes da imprensa, do Poder Judiciário e da academia.

No eixo temático onde o projeto da Rede Aparecida concorre, os jurados foram o presidente do STF e do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso; a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia; a presidente da Comissão Permanente de Comunicação do Poder Judiciário, conselheira Daiane Nogueira de Lira.

Também compuseram o grupo o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Frederico Mendes Júnior; o presidente da OAB, Beto Simonetti; a jornalista e doutora em Ciência Política Grazielle Albuquerque; e o jornalista Rodrigo Haidar.

add_circle  Ouça a Rádio Aparecida em a12.com/radio


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ronaldo Casarin, em Comunicação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...