“Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” (Mt 16,18-19a).
Não há dúvidas de que a Igreja Católica seja a instituição com o maior tempo de atividade no mundo. No entanto, ao longo dos seus dois mil anos, muitos perguntem como surgiu, quem a fundou ou mesmo no que consiste.
Leia MaisA Era Apostólica da Igreja PrimitivaEntre as questões, está se a Igreja hoje é a Igreja primitiva, a mesma que foi iniciada através da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, a partir do dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu sobre os Apóstolos em forma de línguas de fogo, capacitando-os a falar em línguas estranhas e a pregar o Evangelho com ousadia.
Assim, as primeiras comunidades cristãs cresceram rapidamente em Jerusalém e em outras cidades da Judeia e da Galileia. Os fiéis se reuniam em casas para adoração, oração, estudo bíblico e comunhão. Eles compartilhavam tudo o que tinham e ajudavam uns aos outros em suas necessidades.

A partir destes registros históricos, é verdade que os discípulos da Igreja primitiva eram conhecidos como “cristãos”. E também a partir da eleição de Pedro como pedra que edifica a Igreja e os estudos sobre a comunidade de Antioquia revelam que a igreja desses primeiros cristãos era, de fato, a Igreja Católica.
Para esclarecer esta dúvida, neste vídeo no Instagram em parceria com o Portal A12, o jornalista e catequista Alam Carrion confirmou essa atualidade da Igreja Católica, sendo o Corpo Místico de Cristo e, como São Pedro, celebrado neste dia 29 de junho, tinha claramente a liderança entre os Apóstolos, garantindo que os discípulos mantivessem a verdadeira fé.
.:: Conheça as Basílicas de São Pedro e São Paulo
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.