“Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” (Mt 16,18-19a).
Não há dúvidas de que a Igreja Católica seja a instituição com o maior tempo de atividade no mundo. No entanto, ao longo dos seus dois mil anos, muitos perguntem como surgiu, quem a fundou ou mesmo no que consiste.
Leia MaisA Era Apostólica da Igreja PrimitivaEntre as questões, está se a Igreja hoje é a Igreja primitiva, a mesma que foi iniciada através da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, a partir do dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu sobre os Apóstolos em forma de línguas de fogo, capacitando-os a falar em línguas estranhas e a pregar o Evangelho com ousadia.
Assim, as primeiras comunidades cristãs cresceram rapidamente em Jerusalém e em outras cidades da Judeia e da Galileia. Os fiéis se reuniam em casas para adoração, oração, estudo bíblico e comunhão. Eles compartilhavam tudo o que tinham e ajudavam uns aos outros em suas necessidades.

A partir destes registros históricos, é verdade que os discípulos da Igreja primitiva eram conhecidos como “cristãos”. E também a partir da eleição de Pedro como pedra que edifica a Igreja e os estudos sobre a comunidade de Antioquia revelam que a igreja desses primeiros cristãos era, de fato, a Igreja Católica.
Para esclarecer esta dúvida, neste vídeo no Instagram em parceria com o Portal A12, o jornalista e catequista Alam Carrion confirmou essa atualidade da Igreja Católica, sendo o Corpo Místico de Cristo e, como São Pedro, celebrado neste dia 29 de junho, tinha claramente a liderança entre os Apóstolos, garantindo que os discípulos mantivessem a verdadeira fé.
.:: Conheça as Basílicas de São Pedro e São Paulo
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.